Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2019 - 19h00min

Rodeio é reconhecida oficialmente como Capital Catarinense Trentina

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz, autor do projeto: "Uma forma de fazer justiça com a cidade e sua comunidade pela preservação da história e tradições"
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PV) que reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina. A matéria segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual. Na justificativa o parlamentar citou que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana da região de Trento , sendo que 70% de sua população é de desta descendência , preservando muitos aspectos da colonização europeia dos fins do século XIX.

"É uma forma de oficializar e fazer justiça a  grande e dedicada preservação cultural , de tradição e  de costumes que já existe entre a comunidade  local , com aqueles que ajudaram a construir essa história , além de um reconhecimento estadual, fortalecendo ainda mais o turismo regional ", resumiu Ivan Naatz ao agradecer o apoio dos demais parlamentares ao projeto.

O deputado também descreveu em sua argumentação para reconhecer o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina que a cidade possui o único Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, e em 1988 foi denominada “Vale dos Trentinos”, pelo fotografo e repórter italiano Othmar Seehauser. Além disso, citou o Circuito Trentino di Rodeio, que mantém viva a tradição e a cultura italiana, bem como o Grupo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que divulga danças típicas originarias do Trentino, além do intercambio atual com a região italiana de Trento , a produção de vinhos e outras atividades econômicas e culturais em parceria e fortalecimento de vínculos de descendência.

Assessoria Comunicação - Gabinete - Outras informações - 48 - 991 018946

Voltar