Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/04/2018 - 17h06min

Reunião prepara Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UFFS

Imprimir Enviar
Reunião foi realizada no câmpus da UFFS em Chapecó. FOTO: Divulgação

O deputado Padre Pedro Baldissera participou de reunião na quinta-feira (12) com representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. O encontro tratou da formulação do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UFFS. Conforme a instituição, o objetivo é estruturar, com diversas parcerias, um laboratório de fitoterápicos na universidade, que abastecerá a rede pública de saúde da região. O programa envolve um trabalho cooperativo, com bases agroecológicas e fundamentado cientificamente.

O especialista em plantas e ervas bioativas, Alesio dos Passos, que coordena o projeto Farmácida da Natureza, participou da reunião com o deputado Padre Pedro. “É um plano viável e que alcançará bons resultados, em especial porque o SUS, já há alguns anos, incentiva as práticas integrativas, entre elas a fitoterapia”, explica Alesio.

O Farmácia da Natureza iniciou no mandato do deputado Padre Pedro em 2008, sempre com a coordenação de Alesio. Em 10 anos de trabalho, a iniciativa assessorou e colaborou na formulação de planos municipais de fitoterapia, implantação de hortos comunitários de plantas e ervas medicinais, além de promover seminários abertos à população e atividades de formação dirigidas a profissionais da área da saúde de diversos municípios.

Para o deputado Padre Pedro, a UFFS mais uma vez demonstra sua preocupação em fortalecer a extensão alcançando as comunidades. “Nós temos muitos municípios que precisam desse apoio técnico e científico da UFFS para fortalecer as práticas integrativas em saúde. Além disso, há uma interligação direta com a agricultura familiar e camponesa e a agroecologia”, observa o parlamentar.

Abertura da Feira Agroecológica e de Economia Solidária na UFFS
A Feira Ecológica e de Economia Solidária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (12), em Chapecó. O espaço fica no estacionamento da Unidade Reitoria, (Avenida Fernando Machado, 108E) e ofertará produtos orgânicos de agricultores familiares e camponeses todas as quintas-feiras, das 18h30 às 21 horas.

A iniciativa integra o Programa de Extensão “Agroecologia e Economia Solidária: espaço de empoderamento social e educativo”, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A ideia é promover a agroecologia e o consumo consciente e saudável, além de incentivar a agricultura familiar, envolvendo a comunidade acadêmica e regional.

Padre Pedro participou do ato de abertura, destacou a necessidade de ampliação dos investimentos em pesquisa e extensão voltados à agroecologia, e a importância da criação de espaços para comercialização que aproximem as famílias da agricultura dos centros consumidores.

Atrações paralelas
Além da feira, o objetivo é promover atrações paralelas, como oficinas, rodas de conversa, minicursos e atrações culturais. No primeiro dia de funcionamento o trabalho ficou por conta do coordenador do projeto Farmácia da Natureza, Alesio dos Passos, que ministrou uma oficina sobre fitoterápicos, transmitida em videoconferência para todos os campi da UFFS. Acompanhado de Padre Pedro, o especialista em plantas e ervas bioativas também participou, durante a tarde, de uma reunião com representantes da UFFS, que pretende implementar um Programa de Fitoterápicos.

(48) 9 9947-2049
(48) 3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar