Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
21:00
Ouvir
21:00 Cidade Inteligente

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/08/2017 - 16h35min

“Queremos descentralizar os recursos e garantir uma política para a cultura”

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

A deputada estadual Luciane Carminatti apresentou nesta semana uma série de emendas ao projeto de lei 238/2017, que institui o Sistema Estadual de Cultura. “Inicialmente, comemoramos muito o envio do PL para a Assembleia Legislativa, pois era aguardado há muitos anos. Agora, queremos garantir que as demandas de artistas, produtores e gestores culturais sejam contempladas”, esclarece Luciane. A deputada apresentou cinco emendas ao projeto, entre elas, a instituição de uma comissão de acompanhamento da execução do Plano Estadual de Cultura.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, Luciane assumiu como prioridade agilizar a tramitação do PL do Sistema Estadual, mas também descentralizar os recursos culturais e garantir o acesso de maneira transparente e democrática.

Para isso, apresentou uma proposição que estabelece o repasse de, no mínimo, 30% dos recursos do Funcultural aos municípios catarinenses. Para ter esse direito, os municípios devem ter instituído fundo de cultura, plano de cultura e conselho de cultura, com gestão transparente dos recursos e contando com participação paritária da sociedade civil.

As emendas também se voltam para o Conselho Estadual de Cultura. Além de acrescentar o caráter “normativo” e “fiscalizador”, a deputada propõe a criação de novas instâncias e mudanças na composição do CEC, com diretoria eleita pelos próprios conselheiros, em processo que garanta paridade e alternância entre governo e sociedade civil no comando da entidade.

“Queremos uma política de estado para a cultura em SC, capaz de assegurar continuidade e consistência aos programas, projetos e ações voltados ao setor. Para isso, é essencial garantir recursos aos nossos municípios e contemplar as demandas de diferentes regiões do estado”, finaliza Luciane.

--

CAROLINA TIMM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (49) 99913 0413 / 3312-1275
jornalismo@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar