Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2017 - 13h58min

Projeto Vale das Frutas é aprovado pela Comissão de Agricultura da Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare no comando da Comissão de Agricultura

O projeto de lei que institui a denominação de Vale das Frutas no Meio-Oeste de Santa Catarina foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural durante a reunião desta quarta-feira, 16. A proposição do deputado Natalino Lázare (PR) abrange as cidades da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e também Tangará e Treze Tílias. Depois de tramitar pelas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura e Política Rural, a matéria segue para votação em plenário.

A proposta é ampla e objetiva a fomentar a cultura frutícola do Estado, impulsionando a formação de redes associativas e motivando novos investimentos e estratégias para o setor. O deputado Natalino destaca que a região do Meio-Oeste é responsável por 50% da produção de maçãs do Brasil.

“Já o Estado de Santa Catarina é o sexto maior produtor de frutas do país e dispõe de apenas 1% do território nacional. A diversidade de culturas cultivadas no Meio-Oeste também nos deixa muito à vontade para criar esta marca,” ressalta o parlamentar.

Diversidade
A região de Videira reúne as condições geoclimáticas para a produção de mais espécies de frutas comerciais. Segundo dados da Epagri, atualmente a região atinge quase R$ 2 bilhões do Valor Bruto de Produção. Um número expressivo, muito embora não seja um número tão preciso em função das atuais dificuldades para mensurar a produção e a comercialização de frutas no Meio-Oeste.
A partir do projeto, que é abrangente (vai desde a solução de questões relativas à falta de recursos humanos até a implementação de ações de marketing, passando pelo aprimoramento tecnológico), vários problemas já identificado podem ser solucionados. As dificuldades foram identificadas após diversas reuniões de um comitê, instituído pelo deputado Natalino Lázare, para o desenvolvimento do projeto.

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar