Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2019 - 13h37min

Projeto de recolhimento de animais mortos recebe regulamentação do Mapa

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O Ministério da Agricultura normatizou o processo de recolhimento, processamento e destinação dos  animais mortos,  projeto esse de autoria do vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB). A instrução normativa número 48, com data de 17 de outubro, estabelece as regras que dão condições ao projeto piloto em Santa Catarina, o Recolha, voltar a funcionar. “Conhecemos a dificuldade dos agricultores e dos municípios quando morre um animal. A destinação das carcaças era feita de forma irregular ou com um custo muito alto tanto para o proprietário quanto para a administração municipal. O projeto de lei de minha autoria é crucial para a agricultura. A normatização nos deixa muito satisfeitos, pois buscamos incansavelmente que esse projeto, que é referência para o país, voltasse a funcionar. Nos próximos dias, vamos realizar uma reunião conjunta entre as empresas credenciadas no projeto piloto e os municípios para que o recolhimento e processamento sejam retomados”, destaca De Nadal.

A normatização atende um pedido do deputado Mauro De Nadal, com apoio da Bancada do Oeste. “Desde o início do projeto, os deputados do Oeste entenderam a necessidade da regulamentação e fizeram frente para que a normatização fosse concedida pelo Ministério." De Nadal lembra que foram encaminhados diversas solicitações para a ministra da Agricultura, além de várias reuniões com os meios responsáveis.

Com a regulamentação, produtos gerados no processo de transformação podem ser comercializados e exportados. Serão insumos que poderão ser utilizados na indústria química, energética, de adubo, biodiesel, higiene e limpeza. O produto não pode ser destinado no país para a alimentação humana ou animal.



Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar