Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2017 - 17h46min

Parlamento Jovem: Luciane defende protagonismo da mulher na política

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (ao microfone) participou de evento com os parlamentares jovens na Alesc

“Certa vez, ao ser convidada para compor uma mesa de honra só com homens, fui anunciada da seguinte maneira: ‘Para embelezar a mesa, a Deputada Luciane Carminatti’. Como não poderia deixar de ser, iniciei a minha fala rebatendo diretamente: ‘Vejam bem, esta mulher que está aqui não é um vaso de flor. Não estou aqui para embelezar, estou aqui como deputada e mulher política’”, contou a deputada estadual e coordenadora da bancada feminina da Assembleia Legislativa, Luciane Carminatti. Na manhã desta quinta-feira (13), ela palestrou sobre a participação das mulheres na política para 40 estudantes de diferentes regiões do estado que integram o Parlamento Jovem, um projeto da Escola do Legislativo que pretende incentivar a participação política da juventude.

Na mesa de debates, Luciane esteve ao lado de outras mulheres influentes no meio político: Vera Fermiano (militante do movimento negro, coordenadora do Núcleo de Promoção e Inclusão Social da Escola e Presidenta da Casa da Mulher Catarina), Pâmela Belchior (acadêmica de Direito e uma das estagiárias do Programa Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa), Alciléia Medeiros Cardoso (gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo) e Marlene Fengler (coordenadora da Escola do Legislativo).

Coordenadora da bancada feminina da Assembleia Legislativa, a deputada Luciane fez uso das suas próprias vivências para refletir sobre que significa ser uma mulher atuante no meio político. “Atualmente, as mulheres ocupam apenas 14% dos cargos eletivos. Na Alesc, entre 40 parlamentares, somos em três deputadas. São números que evidenciam o quanto a política ainda é um meio profundamente excludente e intimidador para as mulheres. É uma realidade que atuamos para mudar com resistência e lutas diárias”, destaca a parlamentar.

Segundo Luciane, é essencial suscitar esse debate entre os jovens, especialmente quem tem a oportunidade de vivenciar de perto o cotidiano do Parlamento. “Precisamos esclarecer de vez que a política é um espaço de transformação social e que, portanto, não apenas pode, mas deve ser ocupado pelas mulheres, com vez e voz para as lutas por igualdade, por direitos e por avanços sociais que contemplem todos nós”, finaliza Luciane.

CAROLINA TIMM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (49) 99913 0413 / 3312-1275
jornalismo@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar