Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2018 - 16h25min

Padre Pedro se inspirou em Paul Singer para incluir economia solidária na Constituição de SC

Imprimir Enviar

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT/SC) lamentou, na sessão da manhã desta quinta-feira (18), o falecimento do economista Paulo Singer, enterrado ontem na capital paulista. Singer foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no começo da década de 80, contribuiu enormemente nos governos dos presidentes Lula e Dilma e de Luiza Erundina quando foi prefeita de São Paulo.

“Enquanto parlamentar me inspirei nele em 2010 quando apresentei na Alesc uma Emenda Constitucional (EC 58) que incluía o termo ‘economia solidária’ na Constituição do Estado de Santa Catarina. Até então tínhamos somente os termos cooperativismo e associativismo”.

Padre Pedro disse que Paul Singer definiu a economia solidária como “uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade, considerando o ser humano na sua integridade, como sujeito e finalidade econômica”.

Ou seja, explicou o deputado, “coloca a pessoa, o ser humano, no centro, como protagonista articulador e contemplado através da ação da economia solidária”.

Segundo o parlamentar, em Santa Catarina, no ano em que a emenda foi aprovada, havia 1.300 empreendimentos solidários.

“Hoje multiplicamos em muito essas iniciativas de pequenos grupos.” Para Padre Pedro, ficamos mais pobres com a ausência de Paul Singer, uma personalidade sensível que pautou a vida dentro do que entendemos da economia como um todo.

“As ideias que deixou continuarão presentes nos debates, reflexões e encaminhamentos que serão tomados.”

Voltar