Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/07/2015 - 17h53min

Padre Pedro diz que última Encíclica integra ecologia a aspectos sociais do planeta

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) chamou a atenção hoje (1º), durante pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para a importância do conteúdo do tema ecologia da última Encíclica escrita pelo Papa Francisco, a Encíclica Verde e lançada no último dia 18 de junho. Intitulada de Louvado Seja, ou 'Laudato sii” em latim, o documento de 200 páginas, pela primeira vez aborda a questão ambiental integrada aos aspectos sociais.

“Pobreza e degradação ambiental andam juntas, já que a exploração dos recursos naturais afeta a todos. Atinge de forma mais dura, no entanto, àqueles que não têm recursos para superar as dificuldades causadas, por exemplo, pela escassez de recursos hídricos e naturais”, disse Padre Pedro.

Segundo o parlamentar, precisamos construir alternativas para a construção de uma sociedade sustentável, onde nós e as gerações futuras possam viver bem.  “Estamos diante, portanto, de desafios extremos e muito sérios porque está em jogo a nossa vida e a do planeta. Temos que mudar a mentalidade com relação ao meio ambiente, com a natureza para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e sustentável”, destacou.

No documento, em uma afirmação dura e em tom de denúncia, Papa Francisco destaca que "é gravíssima a iniquidade em obter importantes benefícios fazendo pagar o resto da humanidade, presente e futura, os altíssimos custos da degradação ambiental". Para enfrentar os problemas, convoca as pessoas a “realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo”.  Pede que os países ricos aceitem reduzir o tamanho de suas economias para “freiar o consumismo”. Ele diz que é preciso pôr limites ao “insustentável” comportamento dos que “consomem e destroem”.

“A Encíclica faz referência ao cuidado da “Casa Comum”, que é planeta Terra onde vivemos, nos relacionamos e nos comunicamos. Tem apelo profundo social, humano e ao mesmo tempo uma interpelação de maneira muito especial aos agentes políticos, à sociedade e a todas as pessoas, para que coletivamente possamos construir um pensar alternativo no nosso dia a dia, nas questões que envolvem a ecologia, a natureza, o meio ambiente”, afirmou Padre Pedro. A Encíclica fala também das questões tecnológicas, políticas e a dívida externa como instrumento de controle.

“A pobreza e a degradação ambiental andam juntas, não podemos compreendê-las separadamente e o entendimento delas deve ser dado de uma forma conjunta já que a exploração dos recursos naturais não afeta este ou aquele segmento, mas ao conjunto de todos os seres humanos”, destacou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar