Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2012 - 16h14min

Padre Pedro destaca recursos para aprimorar produção orgânica

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) anunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa, a disponibilização de R$ 8,9 milhões, por parte do Governo Federal, para financiamento de projetos de apoio à construção e socialização de práticas agroecológicas e orgânicas. Os recursos são dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Segundo Padre Pedro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já lançou a chamada pública, que tem prazo para envio das propostas até 19 de novembro. O conteúdo está no site www.cnpq.br.
Os projetos receberão apoio financeiro para atividades de extensão tecnológica, pesquisas científicas e educação profissional para a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. A chamada também prevê o apoio financeiro à implementação e manutenção de Centros Vocacionais Tecnológicos e de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica.
Padre Pedro preside o Fórum de Agricultura Agroecológica e Sustentável, lançado na Alesc no final de 2010. O Fórum realizou encontros em cinco regiões, buscando reunir as demandas de agricultores, entidades e pesquisadores. Atualmente, Santa Catarina tem mais de 3 mil empreendimentos agroecológicos, no entanto, pouco mais de 600 são certificados. “A ampliação de investimentos e de apoio técnico voltado à agroecologia retorna em qualidade de vida para os agricultores e para a população. Precisamos pensar nisso além de uma política ocasional para transformar em diretriz, em política pública”, defendeu.

Voltar