Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2017 - 15h04min

Natalino Lázare é reeleito presidente da Comissão de Agricultura

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare na Comissão de Agricultura

Deputado foi escolhido por unanimidade

O deputado Natalino Lázare (PR) foi reeleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 22. Foi a primeira comissão permanente da Casa a reunir-se para instalação e definição das presidência e da vice, que ficou com o deputado Mauro de Nadal (PMDB).

O parlamentar liderou os trabalhos do colegiado nos últimos dois anos e sua atuação foi muito elogiada pelos colegas deputados.

“A agricultura sai na frente. Tanto aqui na Assembleia como lá no campo, onde o setor lidera. O deputado Natalino é uma grata surpresa, fez um excelente trabalho e deve continuar trabalhando em favor dos agricultores catarinenses,” enalteceu José Milton Scheffer.

Cesar Valduga foi na mesma linha. “Seu trabalho (deputado Natalino) nos impressiona,” acrescentou.

Pauta extensa
Em sua primeira manifestação neste segundo mandato à frente da comissão, além de agradecer aos demais integrantes, Natalino Lázare apresentou uma pauta das principais questões que ameaçam a agricultura em Santa Catarina. Ele ressaltou que tantos os governos estaduais quanto o federal promoveram avanços importantes para o setor produtivo agrícola, mas que “ainda há muito a avançar.”

Nesta lista está a necessidade de encontrar equilíbrio entre a produção e o consumo de milho; a questão da aposentadoria do trabalhador rural, que sofrerá mudanças profundas e penalizantes pela proposta apresentada pelo governo federal; a retomada do programa de Habitação Rural por parte da União (pauta que é liderada por Mauro de Nadal); a ameaça da gripe aviária que já assola Chile e Argentina e pode se transformar em uma “tragédia” para Santa Catarina; o avanço da brucelose que ameaça o rebanho bovino; o cancro europeu, que está chegando ao Estado através das pêras importadas de China e Coreia; a necessidade de modernizar a rede de eletrificação rural, saindo do deficitário sistema monofásico para o trifásico e a deficiência da telefonia rural (o governo de SC exige nota fiscal eletrônica pela prestação do serviço, mas sequer há internet à disposição dos produtores.”

José Milton Scheffer acrescentou outro problema. A importação de cebola que vem da Holanda “quase de graça”, prejudicando os cebolicultores catarinenses.



Fabian Lemos
Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP
48 9830-9943

Voltar