Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2021 - 11h10min

Luciane defende atenção aos povos indígenas de SC

Imprimir Enviar
Deputada Luciane com a kaingang Iara Campolin, de Chapecó

Neste dia 19 de abril encerra-se a Semana Estadual dos Povos Indígenas, instituída pela Lei n° 17.678/19, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT). Anualmente, de 13 a 19 de abril, as escolas da rede estadual de ensino devem realizar atividades para promover os povos indígenas e seus direitos.

“Desde a aprovação sobreveio a pandemia, mesmo assim estamos reforçando o chamado aos educadores e educadoras para a proposta da semana estadual. Já temos exemplos inspiradores de eventos, mesmo virtuais, voltados ao ensino sobre a real história e a situação atual dos povos indígenas no nosso estado”, enfatiza a autora da lei.

Suporte à maior terra indígena do estado
Luciane também está apoiando a entrega de um Centro Multiuso na Aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu. A parlamentar destinou emenda no valor de R$ 120 mil para as obras recentemente concluídas. No município de cerca de 7,5 mil habitantes, mais da metade, cerca de 4,3 mil, é indígena. Lá está situada a maior terra indígena em extensão territorial de Santa Catarina: a Xapecó, com 15,6 mil hectares, e pelo menos oito aldeias oficiais.

Atuação em defesa da educação indígena
A parlamentar está articulando junto às prefeituras a oferta de centros de educação infantil dentro das aldeias. A demanda é uma reivindicação das mulheres indígenas. “Na cultura indígena, as crianças ficam com as mães, mesmo durante os ofícios. Por isso, esse modelo de creche a quilômetros de distância do local de trabalho das famílias não atende às necessidades dos povos indígenas”, destacou.

“Muito a avançar”
“Temos muito a avançar para superar o descaso de Santa Catarina com seus povos indígenas. Acompanhamos o escândalo dos colchões sujos fornecidos pelo poder público para o isolamento sanitário de indígenas no ano passado e a eterna novela do abrigo precário oferecido aos indígenas que vêm para Florianópolis vender artesanatos no verão”, avalia Luciane. “Fora o que eles sofrem no dia a dia e não chega à sociedade. Por isso, dedicar ao menos uma semana do ano para voltar a atenção às necessidades dos povos indígenas é fundamental”, conclui.

Indígenas em Santa Catarina

O IBGE estima que 16 mil indígenas vivem em Santa Catarina, dos povos Kaingang, Xokleng e Guarani. Atualmente, há 17 Terras Indígenas mapeadas oficialmente no estado, além de duas Reservas Indígenas (já homologadas): Aldeia Kondá, em Chapecó e Cachoeira dos Inácios, em Imaruí, no sul do estado.

Assessoria de Comunicação - Deputada Luciane Carminatti
Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662
imprensa@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar