Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2013 - 13h19min

Lideranças de Passo de Torres pedem apoio a Dirceu Dresch para desassoreamento do rio Mampituba

Imprimir Enviar
Lideranças do município de Passo de Torres

Lideranças do município de Passo de Torres tiveram audiência com o presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, deputado  Dirceu Dresch (PT), na quarta-feira, 10, em Florianópolis. Eles solicitaram a realização de uma audiência pública para tratar do desassoreamento do canal da barra do Rio Mampituba, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O assoreamento tem causado graves prejuízos à atividade pesqueira do município.

Esteve presente o vice-preito do município, Paulo Cordeiro, juntamente com os vereadores Jonas Gomes de Souza (PT) e André Porto Silveira (PP) e com o presidente da CDL do Passo de Torres, jornalista Valmoci de Souza.

Dresch garantiu que colocará na pauta da próxima reunião da comissão a realização da audiência pública e discutirá a melhor data para realização do evento com as lideranças. “Queremos garantir a participação de representantes dos órgãos competentes, do governo do Estado, da superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Ibama e da Fatma para que a audiência resulte em um encaminhamento prático para resolver o problema. Há também a necessidade de se discutir a ampliação do molhe do canal”, disse o deputado.

O assoreamento do rio tem prejudicado os pescadores de Passo de Torres e região, que enfrentam dificuldades para trabalhar. A situação coloca as embarcações em risco na entrada e saída do canal devido aos bancos de areia. Vários pescadores já tiveram graves prejuízos e perda de embarcações. Conforme o vereador Jonas, a última dragagem no local ocorreu em 2007. Ele também destacou a importância da atividade pesqueira na economia de Passo de Torres.

Foto – Lideranças entregam ao presidente da Comissão da Pesca, deputado Dirceu Dresch, moção aprovada na Câmara de Vereadores de Passo de Torres, solicitando audiência pública para tratar do assoreamento da barra do rio Mampituba. Da esquerda para direita: vereador, André Porto Silveira (PP), vice-prefeito, Paulo Cordeiro, deputado estadual, Dirceu Dresch, Vereador, Jonas Souza (PT) e o presidente do CDL do município, Valmoci de Souza

Voltar