Krelling propõe e Alesc promove Sessão Especial dos 200 anos da Presença Luterana no Brasil
A Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) promove nesta quarta-feira (30), Sessão Especial em homenagem aos 200 anos da Presença da Luterana no Brasil. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB), e será realizada no Plenário Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, às 19 horas.
A homenagem marca o momento histórico do luteranismo no Brasil que, por meio de sua fé, evangelizações, ações sociais e educacionais ajudaram no desenvolvimento de pessoas, comunidades e seguem formando uma sociedade mais humana.
O deputado Fernando Krelling destaca que a presença do luteranismo está intrinsecamente ligada à imigração alemã no Brasil. “A vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul, em 1824, fez com que a tradição luterana se espalhasse em nosso País, levando a fé e os valores cristãos à sociedade. A igreja luterana aceita todas as pessoas de uma forma muito carinhosa. Isso é muito importante e fortalece as questões interpessoais, psicológicas, sociais”, pontua o deputado.
Fernando Krelling é luterano. Para ele, é um privilégio poder celebrar os 200 anos da Presença Luterana no Brasil no Parlamento Catarinense. “Eu nasci na igreja luterana. Estou muito contente em fazer parte deste momento histórico, tanto dos 200 anos, quanto da homenagem da Alesc. É preciso reconhecer e destacar a importância desta religião na nossa sociedade, homenageando os imigrantes e as famílias luteranas”, acrescenta.
O deputado da região de Joinville finaliza reforçando que “a força do povo e do trabalho luterano é muito forte”. “A gente precisa expandir cada vez mais o bom trabalho que eles prestam à sociedade, para que as pessoas, por meio da fé cristã, possam transformar suas vidas e fazer uma Santa Catarina e um Brasil ainda melhor”, conclui Fernando Krelling.
Durante a cerimônia, 22 homenagens serão entregues para pessoas e entidades ligadas à igreja. A Sessão Especial do Parlamento Catarinense em homenagem aos 200 anos da Presença Luterana no Brasil também terá apresentações artísticas. A Sessão Especial da Alesc é aberta à comunidade. Participe!
Saiba quem são os homenageados:
- Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque;
- Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul;
- Coral da Ressurreição, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ressurreição, ligado à Paróquia Luz do Mundo-Estrada da Ilha, de Joinville;
- Grupo da Convivência;
- Hospital Dona Helena, de Joinville;
- Hospital e Maternidade Rio do Testo, de Pomerode;
- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Lar Recanto do Sossego, de Braço do Trombudo;
- Paróquia da Paz - Comunidade Evangélica de Joinville;
- Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, de Santa Isabel;
- Paróquia Evangélica Luterana, de Florianópolis;
- Paróquia Luterana Blumenau Centro, de Blumenau;
- Rádio União FM;
- Sínodo Centro-Sul Catarinense, de Florianópolis;
- Sínodo Norte Catarinense
- Sínodo Vale do Itajaí;
- Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, de Blumenau;
- Almir Böttcher, presidente do Conselho Sinodal do Sinodo Uruguai;
- Clair Liane Schlosser Boer, presidente da assembleia do Sinodo Uruguai;
- Joel Schlemper, pastor sinodal do Sinodo Centro-Sul Catarinense;
- Mônica Barden Dahlke, pastora sinodal do Sinodo Uruguai.
Saiba mais: | Serviço
O que: Sessão Especial da Alesc em comemoração aos 200 anos da Presença Luterana no Brasil, proposta pelo deputado estadual Fernando Krelling;
Quando: Quarta-feira, 30 de outubro de 2024, às 19 horas;
Onde: Palácio Barriga Verde, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina;
Informações: 48/3221-2650.