Presidente da Acapti, Fabiano Schwingel, fala sobre doenças respiratórias na Alesc
Santa Catarina recebe pela primeira vez o maior evento brasileiro relacionado à pesquisa, prevenção e tratamento de doenças respiratórias. São três congressos simultâneos: 41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia; 17º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória; e o 13º Congresso Luso Brasileiro de Pneumologia. Juntos, os eventos que ocorrem entre os dias 9 e 12 de outubro, em Florianópolis, são considerados o maior de todo o hemisfério Sul e um dos mais importantes do mundo.
A Assembleia Legislativa, por meio de um convite do deputado Fernando Krelling (MDB), abre espaço para a discussão a respeito da importância da temática e traz à sessão ordinária do dia 9 de outubro o presidente da Acapti (Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia), Fabiano Schwingel.
O convidado fará um panorama a respeito das doenças pulmonares no Estado, e falará sobre a importância de Santa Catarina receber o congresso nacional pela primeira vez. Além disso, Fabiano Schwingel vai apresentar a Acapti, divulgando ações e números da entidade.
Exames respiratórios de graça aos visitantes e colaboradores da Alesc
No mesmo dia da fala do presidente da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia no Plenário da Alesc (9/10) a entidade, a convite do deputado Fernando Krelling, promove uma manhã e tarde de exames de espirometria para avaliar a saúde dos pulmões dos visitantes e funcionários da Alesc. Os exames são gratuitos e abertos à comunidade e serão realizados do Hall do Palácio Barriga Verde, das 8h às 18 horas. Por meio dos testes é possível detectar doenças pulmonares como a asma e a Dpoc (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
Windson Prado
Jornalista - DRT/SC 3243/SC
Produtor Cultural