Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2013 - 16h03min

Jailson Lima rebate economistas que insistem em pregar o pessimismo no Brasil

Imprimir Enviar
Deputado Jailson Lima (PT). Foto: Leonardo Gonçalves/Agência AL

O deputado Jailson Lima (PT) criticou, durante pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (17), os economistas que pregam o pessimismo neste país e criticam a ingerência do governo, mesmo com os indicadores apontando o inverso. “Acabamos de ver o sr. Aécio Neves em Nova Iorque, acompanhado de um dos maiores banqueiros brasileiros, proferindo palestra sobre a inconsistência econômica do Brasil.” Ressaltou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE), divulgou que o mês de setembro registrou a maior geração de empregos dos últimos três anos: 211.068 novas vagas de trabalho com carteira assinada. “No acumulado do ano, o mercado formal gerou 1.323.461. Como podem, então, falar que o Brasil vai mal, que o país está à deriva?”

Lima questionou qual é a nação do globo terrestre que tem gerado este contingente de empregos formais, num momento em que os EUA tenta equacionar sua questão econômica e que países como Itália, França, Inglaterra e Portugal juntos não registrarão nível de crescimento similar ao do Brasil. Citou que além da geração de empregos, as reservas cambiais brasileiras aumentaram, programas como o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec estão sendo ampliados, e os cursos nas universidades aumentados.

“Temos dados claros de expansão e até o FMI prevê que a nossa economia deverá crescer 2,5% este ano, enquanto se apregoava que o Brasil não chegaria a 1%”, disse. Segundo ele, este é um governo que inclui, que gera esperança, perspectiva de crescimento e que tem no povo a sua magnitude. Referiu-se às manifestações legítimas de junho e que agora se transformaram em atos de delinqüentes em SP e RJ, principalmente, com quebra do patrimônio público. “Isto não é reivindicação, é bandalheira explícita”, afirmou.

Segundo o deputado, em nenhum momento estas manifestações tiveram o objetivo de pedir emprego, maior salário e ninguém está batendo panela por falta de comida na mesa. “Porque hoje todo mundo pode comer três vezes por dia, que era o que dizia o presidente Lula. Antes sequer o povo podia se alimentar”, comentou. Lima destacou em seu discurso que o Brasil triplicou a importação de salmão, peixe rico em ômega 3, antioxidante, recomendado pelos médicos,  “porque a classe D, que virou C, passou a consumi-lo, melhorado inclusive o cardápio alimentar”.

A deputada Ana Paula Lima (PT) fez um aparte para lembrar que a preocupação do Brasil, agora, é com a obesidade. “Antes tínhamos o problema da fome, agora da obesidade, 51% da população brasileira está obesa porque está comendo mais, muitas vezes de forma errada, mas se alimentando.”
 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar