Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2019 - 18h14min

Ivan Naatz pede apoio do governo para o custeio do hospital Ruth Cardoso

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Depois de acompanhar, na ultima segunda-feira, a audiência pública que discutiu o modelo de gestão e a dificuldade de recursos para manutenção do hospital municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, o deputado Ivan Naatz (PV) pediu, no plenário da Alesc, nesta quarta-feira (15), o apoio do governo do Estado para bancar parte do custeio daquela instituição hospitalar.

“Os municípios é que estão” sustentando os hospitais filantrópicos e municipais, e no caso de Balneário Camboriú, a situação ainda é mais difícil porque não há nenhum tipo de convênio com o governo do estado, nem para custeio, nem para equipamentos, e ainda atende pacientes de toda a região. O hospital Ruth Cardoso é exclusivamente público, não atende particular nem convênio’, descreveu Naatz, revelando em seguida que o gasto anual do município supera os R$ 40 milhões para manutenção, já que “os recursos federais via SUS são mínimos e insuficientes.”

O parlamentar observou ainda que, apesar de ser municipal, o hospital Ruth Cardoso atende pacientes de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, a Amfri. “Na ordem de 40% do total de atendimentos. São 740 profissionais, 137 leitos e em todo o ano passado foram feitos 83 mil 558 atendimentos no Pronto Socorro, sendo que só nos primeiros quatro meses deste ano, já são 33 mil, 807 atendimentos”, enumerou.

União regional
Além de pedir a atenção do governo estadual, o deputado também recomendou a união das lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região da Amfri em torno de projeto regional para encontrar também outras alternativas para auxiliar no custeio do Hospital Ruth Cardoso. “Importante a união de todos nesta luta, sem cores partidárias ou de protagonismo pessoal. Entendemos também, por outro lado, o esforço do governado em procurar quitar as dívidas e melhorar a situação dos hospitais de todas as regiões do Estado, mas o fato é que precisamos de ações mais urgentes porque a saúde pública não pode esperar”, concluiu.

Voltar