Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/09/2013 - 13h54min

Hospital de Maravilha terá mais recursos, diz Mauro

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal (PSD). Foto: Solon Soares

O deputado Mauro de Nadal (PMDB) confirmou que o Hospital São José de Maravilha está incluído no plano de recontratualização da Secretaria de Estado da Saúde. Na prática, a instituição terá a garantia de recebimento de mais recursos para procedimentos e para a manutenção da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A decisão foi anunciada durante reunião na Capital, onde participaram o deputado Mauro, o secretário Adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, a gerente de planejamento da Secretaria, Terezinha Serrano, a diretora executiva do hospital, Neiva Rossa Schaefer, e a gerente de enfermagem, Marlice Ropke.

O hospital, que tem 100 leitos (10 de UTI) teve aprovado o plano recebimento de recursos para 7 leitos da UTI cadastrados pela Secretaria. Com isso, o hospital passará a receber do governo do Estado R$ 800,00 para cada leito da Unidade de Tratamento Intensivo. Antes o valor era de R$ 478,00 por mês. É quase 100% de aumento do repasse.

Conforme a diretora do hospital, Neiva Rossa Schaefer os repasses dos novos valores só foram possíveis com a inclusão da instituição na Rede de Urgência e Emergência do Estado. Esse adicional é uma projeção pré-fixada de acordo com a taxa de ocupação dos leitos. Na prática, o hospital recebe mais recursos se tiver mais leitos da UTI ocupados.

Utilização do tomógrafo
Outros recursos estão reservados para o hospital de Maravilha. Essa verba tem destinação para os serviços de tomografia. O equipamento atualmente tem ocupação de quatro horas diárias e a meta é passar para oito a doze horas diárias. Com o dinheiro garantido pelo Estado, a população da região poderá dispor deste importante serviço no tratamento de enfermidades.

Conforme o deputado Mauro, com o ingresso no novo programa do governo o hospital de Maravilha terá a possibilidade de viabilizar as suas atividades e atender a população da região. Quanto mais produtividade apresentar, mais recursos serão repassados e quem sairá beneficiada com isso é a comunidade regional.

Mauro reivindica instalação de Hemosc em São Miguel do Oeste
A doação de sangue salva vidas. Para atender aos apelos das campanhas de coleta de sangue na região Extremo Oeste, o deputado Mauro de Nadal encaminhou indicação ao governador Raimundo Colombo onde reivindica que seja instalado, em São Miguel do Oeste, um Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Conforme o deputado Mauro, o hemocentro mais próximo fica localizado em Chapecó, distante 190 quilômetros de Dionísio Cerqueira e cerca de 150 quilômetros de Itapiranga, o que dificulta a doação.

Segundo Mauro, a população da região necessita fazer doações para abastecer os bancos de sangue. Com o Hemosc em São Miguel do Oeste vai ocorrer descentralização do tratamento e facilitar a vida dos pacientes e seus familiares, beneficiando a região Extremo-Oeste.

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar