Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2020 - 12h57min

Hospitais impedem doulas de acompanharem parturientes, diz Ana Paula

Imprimir Enviar
Ex-deputada Ana Paula na reunião da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta (PT) abriu a discussão desta quarta-feira (29) sobre os “Desafios e soluções para partos e nascimentos em Santa Catarina em tempos da pandemia Covid-19” com a explanação da ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT), na Comissão de Saúde. Ana Paula promoveu vários debates sobre a humanização do parto e nascimento em seus mandatos na Assembleia Legislativa, para garantir às parturientes a presença das doulas no momento do nascimento de seus filhos. “Os hospitais não estão deixando que elas permaneçam junto às gestantes e no caso do Marieta {Hospital e Maternidade Marieta Konder Borhausen}, de Itajaí, ninguém pode acompanhá-las”, disse.

Representantes das doulas relataram a falta de diálogo e respeito às conquistas das mulheres durante a pandemia. “Não queremos que atuem sem nenhum tipo de restrição ou critério. Entendemos o momento, reconhecemos o grande empenho dos profissionais da saúde”, disse a assessora da Associação das Doulas de SC, Mariana Salvatti Mescolotto.

Ela disse que até a amamentação está sendo prejudicada, porque as mulheres não estão tendo o contato pele a pele logo depois do nascimento, sendo que medidas simples de higienização na área do peito e dos seios resolveriam. “A amamentação precisa ser restabelecida, inclusive para diminuir o risco de adoecimento do bebê.” Marina enfatizou que doulas são educadoras perinatais, contribuem com as informações, diminuem a necessidade de tempo de internação, de intervenções hospitalares e auxiliam nos índices de amamentação.



Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar