Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2013 - 16h57min

Farmácia da Natureza reúne cerca de 200 pessoas em Mondaí e Caibi

Imprimir Enviar
Caibi

O projeto Farmácia da Natureza Itinerante, promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro (PT), realizou duas atividades, nos dias 5 e 6 de abril, em Mondaí e Caibi, reunindo cerca de 200 pessoas nos dois encontros. As atividades foram coordenadas por Alesio dos Passos e a farmacêutica Viviane Corazza.

Na quinta-feira (5), em Mondaí, participaram cerca de 40 integrantes de pastorais, movimentos sociais, do Poder Público municipal e de igrejas. Alésio explicou aspectos importantes sobre a identificação e o cultivo das plantas e ervas medicinais. Já Viviane falou sobre a manipulação correta dos produtos, de forma que qualquer forma de utilização tenha a segurança necessária. “Procuramos esclarecer estas questões porque as plantas medicinais, como qualquer outro produto, contém substâncias que precisam de uma manipulação específica”, explica Alesio.

Horto em Caibi
Já na sexta-feira (6), a atividade ocorreu em Caibi, com a palestra “Plantas Medicinais e seus Benefícios à Saúde”. No final do encontro, foi inaugurado o Horto Público de Plantas Medicinais, ao lado da Paróquia do município. Participaram cerca de 150 pessoas, entre lideranças das Pastorais, dos Movimentos Sociais, Igreja Católica, Epagri e Poder Público.

O trabalho em Caibi continua no dia 25 de abril, com uma atividade voltada à manipulação e identificação das plantas medicinais do próprio horto municipal.

O deputado Padre Pedro participou das atividades e destacou o desejo do mandato de manter o trabalho voltado às plantas e ervas medicinais. Para ele, além do resgate dos conhecimentos populares dentro da fitoterapia, o projeto avança numa política que será ampliada dentro do sistema público de saúde no Brasil. “Nós observamos que, a exemplo de outros países, o Brasil também está investindo  na fitoterapia dentro do espaço público. E o que queremos é não só informar as pessoas, como também incentivar esta política de saúde pública diferenciada”, afirmou o parlamentar.

Projeto
O projeto Farmácia da Natureza trabalha no resgate de conhecimentos populares, na divulgação de informações e no esclarecimento de dúvidas sobre as plantas e ervas medicinais. Nas oficinas, Alesio aborda desde o cultivo até a utilização responsável destes produtos. A iniciativa chega ao sexto ano de trabalho em 2013, com atividades em dezenas de municípios do interior do Estado. Desde 2012, o trabalho ganhou o apoio da farmacêutica Viviane Corazza.

Voltar