Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2015 - 15h37min

Faesc apoia projeto de Dresch que limita plantio de árvores para evitar apagões na rede elétrica

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O projeto do deputado Dirceu Dresch (PT) que fixa limites para o plantio de árvores próximo à rede de distribuição de energia elétrica vem recebendo apoio de vários setores. Na noite de quinta-feira (25), a proposta, que tem o objetivo de diminuir os apagões de energia elétrica no meio rural,  angariou mais uma manifestação importante, desta vez da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

O fato ocorreu durante reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa com representantes de entidades do agronegócio. Ao se dirigir ao deputado Dirceu Dresch, o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, afirmou que a entidade se manifestou pela aprovação da matéria em uma diligência encaminhada  pelo Poder Legislativo solicitando posicionamento sobre a proposta. "Sou favorável e torço para que seja aprovado  para regulamentar essa questão", afirmou.

O PL 71/2015, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça, em vista ao deputado Silvio Dreveck (PP), determina que o plantio de  árvores exóticas (pínus e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relação às linhas de distribuição. Dados apurados mostram que mais de 50% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores com a rede elétrica. Essas árvores, em sua ampla maioria, estão em propriedades particulares de reflorestamento. “Um vendaval ou uma simples casca do caule do eucalipto que se desprenda e caia sobre a fiação faz toda a rede cair, gerando prejuízos incalculáveis. O agricultor familiar é o primeiro a ser prejudicado”, justifica Dresch.

Apoios
Além da Faesc, o projeto já recebeu o apoio do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, do Sindicato dos Eletricitários, das cooperativas de eletrificação rural, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e de câmaras de vereadores de várias regiões do estado.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar