Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/12/2014 - 15h37min

Dresch defende a credibilidade dos produtores de leite

Imprimir Enviar
FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O deputado Dirceu Dresch (PT) ocupou a novamente a tribuna da Assembleia legislativa para defender a credibilidade dos produtores de leite da região Oeste, que estão sofrendo com a queda do preço do produto e a falta de pagamento. A situação é consequência dos casos localizados de adulteração de leite em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.  Dresch cobra ações do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado da Agricultura para recuperar a imagem de qualidade do leite catarinense. "Os órgãos governamentais têm responsabilidade. É preciso separar o joio do trigo e garantir a manutenção do status  de gerador de renda que o leite consolidou na agricultura familiar catarinense", afirmou.

O  deputado argumenta que os  agricultores se aperfeiçoaram, investiram  em sanidade e hoje   produzem o melhor leite do Brasil, à base de pasto, com qualidade animal.  "Esses agricultores estão indiretamente  pagando o preço pelo banditismo de um pequeno grupo que adulterava o leite. Um grupo criminoso e reduzido que quis vender leite sem ter vaca”, afirmou Dresch.

Conforme o parlamentar, a adulteração do leite, com uso de produtos químicos,  trouxe grande prejuízo para o setor, especialmente para os agricultores familiares do Oeste, que  estão vendendo a R$ 0,60 o litro, quando vendiam a mais de R$ 0,90. Além disso, com o fechamento de cooperativas e agroindústrias, muitos agricultores estão sem receber pelo produto que já foi entregue. É uma crise de grande dimensão que afeta a economia dos pequenos municípios”, informou o deputado.

Dresch também relatou o resultado de reunião realizada no início da semana, em Chapecó,  que reuniu lideranças sindicais, parlamentares, representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - Fetraf-Sul e do governo federal  para tratar da crise no leite.  O governo federal vai comprar parte do estoque de leite de cooperativas que estão com dificuldade de mercado. O produto será usado em ações do governo federal de segurança alimentar.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - PT/SC

(48) 3221 2628

Voltar