Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2017 - 17h05min

Dóia lamenta morte do artista Zé do Diabo, escultor do paredão de Orleans

Imprimir Enviar

O deputado estadual Dóis Guglielmi, líder da bancada do PSDB, registrou e lamentou no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, nesta terça-feira (22), o falecimento do escultor José Fernandes, de 87 anos, mais conhecido como Zé Diabo, responsável pelas esculturas sacras do paredão de Orleans.

O artista morreu na madrugada da última segunda-feira, após ser internado com insuficiência respiratória. “A região Sul e o setor artístico-cultural de Santa Catarina perderam um grande e reconhecido talento das artes plásticas, um artista que ajudou a divulgar nossa região e estado com a originalidade e beleza de suas obras”, destacou o deputado.

O parlamentar falou ainda sobre a trajetória do artista, nascido em Orleans e que freqüentou a escola até o quarto ano primário, tendo despertado cedo para a prática artística, tornando se um autodidata e, já aos doze anos, começando a trabalhar na pedraria de seu pai, nas proximidades do Paredão de Orleans.

“Foi nesta época que surgiu o sonho de esculpir naquele lugar. Zé Diabo trabalhou também como pedreiro, pintor na construção civil e artista plástico, desde a década de 1950 , quando começou a pintar obras sacras em capelas e igrejas de toda a região, tais como Nova Veneza, Urussanga, Lauro Muller, entre outros municípios e localidades”, observou Doía.

O deputado explicou que o “paradoxal” apelido de Zé Diabo para quem era autor de obras religiosas surgiu quando o artista foi convidado a pintar na Igreja São Miguel dos Arcanjos, em Grão Pará, no final da década de 50.  Na época, os fieis ficaram espantados com o realismo da obra intitulada “A briga de São Miguel Arcanjo contra o Diabo”, num grande painel e, passaram a se referi a ele como o “homem que pintou o Diabo” ou o “Zé do Diabo”, até que foi simplificado para Zé Diabo e se tornou apelido e assinatura nas obras por ele pintadas e reconhecidas em todo o Brasil

Doía Guglielmi também destacou a atitude do prefeito de Orleans Jorge Luiz Koch que decretou luto oficial de três dias em homenagem ao “reconhecido artista catarinense”. O deputado registrou ainda que dentro das comemorações do aniversário de 104 anos de Orleans, organizada pela Administração Municipal, será incluída a inauguração da revitalização das Esculturas do Paredão, no dia 30 de agosto próximo, “celebração que ficará marcada como uma homenagem póstuma ao artista.”

--

Comunicação Liderança PSDB\ Alesc
 

Voltar