Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
23:00 Jornal da Assembleia
Ao vivo

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/06/2018 - 17h06min

Dia do Meio Ambiente: “Estamos destruindo a vida em nome de lucros”

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) levou o tema da preservação ambiental à tribuna da Assembleia Legislativa. Neste ano, o foco dos debates da data é a poluição pelo plástico, que segundo a ONU ameaça a vida principalmente nos oceanos.

“Na última década produzimos mais plástico do que em todo século XX. A cada ano são usados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas, metade com uso único”, afirmou o parlamentar, que destacou a impressionante quantia de 8 milhões de toneladas de lixo plástico nos mares, todos os anos.

O deputado considera preocupante a difusão da ideia de que o lucro de corporações e supostos benefícios econômicos, em determinadas áreas, justifiquem o completo desrespeito ao meio ambiente. "Estão destruindo a vida de populações inteiras em nome dos lucros de poucos", alertou.

Padre Pedro destacou como aspecto positivo da data a queda de 56% na taxa de destruição da Mata Atlântica, entre 2016 e 2017. “Ainda assim foram desmatados 125 quilômetros quadrados de área”, observou.

Brasil tem muitos problemas a resolver
O parlamentar lembrou que o Brasil ainda é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e que o modelo de agronegócio adotado no País “envenena a população e o meio ambiente”. Além disso, destacou a ausência de investimentos em saneamento básico em Santa Catarina, um dos estados com piores índices na área, com menos de 20% do esgoto tratado. “O que considero mais grave é a ausência de ação por parte do governo federal em relação aos temas ambientais. Mais do que isso, age para prejudicar ainda mais a construção de uma relação de desenvolvimento e sustentabilidade”, analisou.

 


(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar