Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/09/2015 - 13h15min

Deputado Rodrigo Minotto presente em evento sobre mobilidade urbana na Expointer

Imprimir Enviar
Deputado Rodrigo Minotto na interiorização da Unale em Esteio (RS)

O deputado Rodrigo Minotto (PDT) participou nesta quarta-feira (2) da Interiorização da União dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), realizado na Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Um dos temas tratados foi a mobilidade urbana, painel foi apresentado pelo arquiteto, urbanista e presidente da Corag, Vinícius Ribeiro.
Vinícius destacou o aumento no número de veículos automotores no Brasil: 10 vezes maior do que o aumento da população. Ele apresentou estudos de diferentes países em que o pedestre e transporte público são prioridades. “Enquanto a população aumentou em 12,2% numa década, o aumento do número de veículos motorizados foi de 138,6%. Não temos condições absorver esse crescimento sem readequar o uso dos espaços e, principalmente, sem investir em transporte coletivo”, avaliou. “O Brasil pensa de forma equivocada quanto ao transporte coletivo, relacionando com a queda de renda. No entanto, precisamos mostrar que o respeito da convivência coletiva é o caminho para qualificarmos a vida da população”.
Presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, o deputado Rodrigo Minotto destacou a importância do debate para o desenvolvimento sustentável das cidades. “Além de grandes investimentos, nós precisamos mudar de postura para melhorar a mobilidade urbana. Precisamos pensar também em planejamento, priorizando as pessoas”, comentou.
O deputado Sandro Locutor, presidente da Unale, enalteceu a apresentação de Vinicius, destacando as limitações que a constituição de 1988 ainda provoca os legisladores para atuar de forma mais efetiva em ações que possam mudar a vida das pessoas. “Precisamos, num esforço coletivo, buscar alternativas viáveis em curto, médio e longo prazo”, frisou. Ele lembrou, também, da experiência da Unale em Vancouver, onde quase 60% da população se locomove a pé, ou por meio de transporte coletivo.
Na sequencia do debate sobre mobilidade urbana, Minotto participou da reunião do Parlasul. A interiorização da Unale acontece segue nesta quinta-feira (3) com a palestra do Ministro do TCU, João Augusto Nardes. Ele irá falar sobre a governança no agronegócio. A palestra acontece a partir das 14h, no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil.

Assessoria de Imprensa Deputado Rodrigo Minotto (PDT)
João Manoel Neto – 03146/JPSC
(48) 8406-6695

Acompanhe Rodrigo Minotto


Rodrigo Minotto
Voltar