Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2014 - 14h32min

Cúpula da segurança pública admite que efetivo policial é insuficiente para atender Tijucas

Problema de falta de efetivo afeta policias Civil e Militar da cidade
Imprimir Enviar

Uma comitiva formada pelo deputado Serafim Venzon (PSDB), prefeito, vice-prefeito, vereadores e lideranças de Tijucas se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, na tarde de ontem. Eles reivindicaram soluções para criminalidade, que toma conta da cidade. Grubba prometeu reforço no efetivo policial para julho, após a formação de nova turma de PMs.

O secretário admitiu que o efetivo policial é insuficiente para atender a demanda de Tijucas. A corporação da Polícia Militar é formada 32 PMs, que trabalham em sistema de rodízio.  Além disso,  nove policiais que deveriam estar nas ruas, estão lotados no Presídio Regional. "A frota do município conta com sete viaturas, mas só conseguimos colocar duas na rua por falta de pessoal. É um problema crônico, que se espalha por todo Estado", lamenta o coronel Nazareno Marcineiro, comandante Geral da Polícia Militar em Santa Catarina .

O problema de falta de efetivo também afeta a Polícia Civil do município. O delegado Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes afirma que apenas ele e mais um investigador não dão conta de solucionar todos os crimes ocorridos na cidade. O número de furtos e assaltos são crescentes em Tijucas. A Polícia Civil conta com apenas 15 agentes, contando com escrivães.

Segundo o deputado Serafim Venzon, o grande problema de Tijucas é a fácil localização. "Os bandidos tem diversas rotas de fuga no município", afirma. O prefeito Valério Tomazi pediu auxílio na aquisição de novas câmeras de monitoramento. "As 10 que temos instaladas facilitaram o trabalho da Polícia. Precisamos colocar mais 10".

Presídio agrava problema da criminalidade;  traficantes portam armas em plena luz do dia no Jardim Progresso

O empresário e comentarista da Rádio Vale, Hélio Gama, relacionou o Presídio de Tijucas como um dos agravantes para o alto índice de criminalidade no município. "Nós confiamos no Estado. Se pudéssemos voltar atrás, teríamos fechado a cidade, mas não permitiríamos que instalassem um presídio aqui", ressalta. O prefeito Valério Tomazi contou a dificuldade que a prefeitura tem de adentrar no bairro Jardim Progresso. "Em certos momentos, até o carro da Secretaria de Saúde é impedido de levar pacientes no local", lamenta.

O presidente da OAB, Sávio Milanez, apresentou um documento em que um Oficial de Justiça relata a dificuldade de realizar os trabalhos no Jardim Progresso. O texto diz que o Conselho Tutelar e o Ministério Público "há algum tempo não estão conseguindo desenvolver suas atividades no local". Além disso, que "os próprios policiais militares informaram não ter condições de garantir a integridade física dos profissionais" e que "os traficantes portam armas potentes em plena luz do dia"

Segurança Pública busca reforço em outros municípios

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, afirmou que vai disponibilizar novos policiais para o município a partir de julho. No entanto, não estimou a quantidade. "Assim como há problema em Tijucas, as demais cidades catarinenses também têm necessidades. Vamos realizar um estudo para verificar as principais urgências", afirma.

O coronel Nazareno Marcineiro, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, determinou que o Chefe da Companhia de Balneário Camboriú faça um plano de ação para Tijucas. "O objetivo é que policiais da região possam apoiar e realizar operações específicas no município", garante.  

Ana Maria Leal da Veiga
Assessoria de imprensa
Deputado Serafim Venzon (PSDB)
(48) 3221.2717
(48) 9633.4105

Voltar