Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2017 - 17h19min

Comissão de Parto Domiciliar Planejado toma posse durante encontro

Imprimir Enviar

A Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo/SC tomou posse na tarde desta sexta-feira (02), durante o 1º Encontro Sobre o Papel da Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Obstetrizes na Saúde Catarinense, realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Formada por seis enfermeiras obstétricas, essa é uma iniciativa inédita no país e tem por objetivo discutir e implementar ações para as equipes de parto domiciliar planejado no estado. “Todas as demandas relacionadas a essas profissionais, a comissão irá intervir e de alguma forma auxiliar na resolução”, destaca a vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo/SC), Maria Emilia de Oliveira.

A iniciativa para a criação da Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo/SC nasceu a partir de inúmeras dificuldades apresentados pelas enfermeiras que assistem parto domiciliar durante o 2º Congresso Nacional do Parto Humanizado, realizado em junho de 2016, na Alesc.

Para a deputada Ana Paula Lima (PT), são iniciativas e ações como essas com as enfermeiras obstétricas que têm garantido avanços no acolhimento às mulheres gestantes. Feliz com o resultado, a deputada destacou a importância da união da classe e das entidades, que tem contribuído na construção de leis e políticas públicas que asseguram direitos de atendimento humanizado à mulher e ao bebê.

“Estou muito feliz por fazer parte dessa classe, poder estar nesse Parlamento e abrir espaço para debates tão fundamentais como esse. Fui desafiada várias vezes por vocês e por conta disso criamos e debates importantes projetos de lei. Continuarei atuando para garantir condições de trabalho dignas aos profissionais da saúde e também para que a população receba de nós o que merece e tem direito: atenção, profissionalismo, preparo e também o nosso amor”.

Declaração de Nascido Vivo
Além disso, a comissão já iniciou e concluiu os trabalhos com a elaboração de uma nota técnica em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e reconhecida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) que estabelece a liberação da Declaração de Nascido Vivo (DNV) em caso de partos domiciliares no estado.

Voltar