Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2015 - 14h03min

Comando da PM se compromete com segurança pública em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga e o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm

Em reunião com o deputado Cesar Valduga (PCdoB), nesta segunda-feira (06), o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, comprometeu-se em realizar três ações sobre segurança pública, incluindo uma força tarefa em Chapecó. O encontro foi resultado de uma reunião de trabalho realizada na Câmara de Vereadores de Chapecó no dia 20 de março, por indicação do vereador Geromil Matte (PCdoB).
Valduga apresentou ao comandante o que foi discutido na reunião de trabalho em Chapecó, falando da sensação de insegurança presente na população. O comandante da PM comprometeu-se em realizar uma força tarefa em Chapecó. Segundo ele, houve duas no ano passado, com bons resultados. Hemm também se colocou à disposição para conversar sobre os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). De acordo com ele, os Consegs precisam ser reativados com a sua filosofia original, fomentando na comunidade soluções locais para os problemas de segurança, em ações conjuntas da polícia e dos moradores.
O deputado Valduga está elaborando um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre segurança pública em Chapecó e região, por meio do Fórum Parlamentar do Oeste. O comandante da PM também se comprometeu em participar dessa audiência para levar informações e esclarecer as dúvidas das autoridades e da população.

Dificuldades e soluções
Hemm expôs as dificuldades que a PM encontra, inclusive no efetivo, um dos pontos abordados na reunião. Segundo o comandante, aposentam-se cerca de 50 a 60 policiais por mês, e não entram novos policiais no mesmo número. Atualmente, o efetivo da PM conta com 19 mil homens no Estado, e estão sendo realizados concursos. Haverá a formatura de 353 novos policiais e um novo concurso está em aberto, com 658 vagas, das quais 64 serão para a região oeste, sendo 48 para Chapecó e 16 para São Miguel do Oeste.
Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades em efetivo, a PM busca soluções na informatização do sistema. Na segunda-feira, 06, foi lançado oficialmente o projeto PMSC Mobile. O projeto tem por objetivo aperfeiçoar o processo de atendimento e registro de ocorrências através de um aplicativo para tablets e smarthphones nas viaturas.

Voltar