Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2018 - 11h38min

Banco da Família vai receber comenda por indicação do deputado Coruja

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Coruja

A Comenda do Mérito Legislativo é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ela visa reconhecer a atividade de pessoas físicas, jurídicas e outras entidades que, no campo de suas atribuições, realizam ações relevantes e de destaque em Santa Catarina, em prol da sociedade. Nesta edição, o deputado Fernando Coruja (PODE) indicou o Banco da Família para receber a homenagem. A solenidade de entrega será no próximo dia 19, às 19 h, no Plenário Osni Regis.

A história do Banco da Família - instituição de microfinanças, formada por uma associação registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil e Interesse Público), registra  uma das experiências mais importantes em negócios inclusivos na América Latina e foi iniciada em 1998 como Banco da Mulher, por uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Industrial de Lages, com a missão de ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais, de forma simplificada e eficiente. Em 2003, visando aumentar a sua abrangência passou a se chamar Banco da Família.
Com um modelo eficaz, que permitiu que o seu crescimento acontecesse de forma sustentável, expandiu até se tornar a maior operação  de microcrédito do  Sul do país. Em 20 anos concedeu  mais de R$ 720 milhões de crédito, impulsionando os negócios de mais de 275  mil pessoas que desejam empreender, construir a casa própria, melhorar instalações sanitárias ou financias despesas extraordinárias não previstas, em 80  municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com 18,5 mil clientes ativos, recentemente a instituição foi classificada pela agência MicroRate como a melhor operadora de microfinanças da América Latina e a maior geradora de impacto social do Brasil.Os pequenos negócios, gerados a partir da atuação do Banco da Família, crescem e melhoram a qualidade de vida das famílias empreendedoras e da comunidade em seu entorno.  Aí é que está o grande benefício: quando um empreendedor cresce, ele ajuda a comunidade inteira a prosperar, já que cerca de 70% da renda gerada nesses empreendimentos circula dentro da comunidade. Além disso, uma grande parte dos clientes de microcrédito investe uma parte dos ganhos na educação de seus filhos. Assim, o país inteiro se beneficia com o microcrédito.

Voltar