Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/09/2017 - 10h52min

Audiência pública discute ameaças à cadeia produtiva do leite catarinense

Imprimir Enviar

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina busca chamar atenção das autoridades governamentais para as dificuldades do setor leiteiro, especialmente a importação do leite do Uruguai, nesta quinta-feira, 28. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Natalino Lázare, lamenta esta ameaça à cadeia produtiva e afirma que é algo que não se pode permitir que aconteça.

“Santa Catarina ocupa o quarto lugar nacional na produção leiteira. Esse encontro nos deixa em alerta e esse debate é imprescindível para proteger toda cadeia produtiva do leite que é fundamental, não só para os catarinenses, mas para o desenvolvimento do país. Além da influência econômica, o setor beneficia inclusive a parte social, com a geração de empregos e oportunidades para todos os envolvidos nesse processo”, ressalta Natalino.

Enquanto no Brasil houve um crescimento de 51% nos últimos 15 anos, em Santa Catarina o crescimento foi de 165% segundo dados do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. A produção que era de 1,19 bilhão de litros em 2002, passou para 3,16 bilhões no ano passado, sendo a região Oeste responsável por 77% de toda produção catarinense.

Gargalos
Natalino Lázare explica que há uma série de gargalos que afetam os produtores rurais, como é o caso da eletrificação rural. Nesta semana, Natalino esteve reunido com integrantes da bancada federal catarinense, em Brasília, em busca de uma solução para este grave problema que assola todo estado.

Lázare, que é pioneiro na luta pela substituição das monofásicas que chegam aos agricultores e que precisam urgentemente ser transformadas em trifásicas, entregou pessoalmente a Carta do Sul aos senadores e deputados. O documento é um marco nesta questão e foi aprovado durante seminário que discutiu o tema no dia 29 de junho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Na oportunidade, Lázare lamentou a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc, que rejeitou suas duas emendas que destinavam 20% do financiamento bilionário que a Celesc vai contratar para a eletrificação rural.

A audiência Pública foi proposta pelo deputado Altair Silva e contou com a participação do secretário Moacir Sopelsa e secretário-adjunto Airton Spies, da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, presidente da Federação dos Trabalhadores (as) Rurais na Agricultura de Santa Catarina, José Walter Dresch, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, secretária-executiva do Sindileite, Amábile Neckel, deputados Cesar Valduga, Mauricio Eskudlark, José Nei Ascari e demais parlamentares.

Voltar