Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2016 - 15h13min

23 de Novembro: Dia de luta contra o câncer infantil

Imprimir Enviar
Deputado Parisotto instituiu o “Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantil no Estado de Santa Catarina” FOTO: Assessoria de Imprensa

A data já é celebrada nacionalmente e, através da lei do deputado Parisotto, foi instituído no calendário oficial de Santa Catarina o "Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantil"

Em 2014, a história de João Victor Loch chamou a atenção de todo o Brasil. O menino catarinense, que na época tinha apenas quatro anos, lutava contra um câncer de fígado. Foram dois longos anos de tratamento até conhecer Tatiana Solanca. Com muita persistência e fé, ela precisou perder quase 30 quilos para então realizar o transplante de fígado e salvar a vida do pequeno João Victor.
Assim como João Victor, outras crianças diagnosticadas com câncer também têm a chance de cura da doença e estas chances aumentam com o diagnóstico precoce. De acordo com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, com os medicamentos atuais, a sobrevida das crianças é de aproximadamente 75% em Santa Catarina. Em alguns tipos de leucemia, a sobrevida chega a 85%. Tal porcentagem é comparada aos melhores serviços nacionais e internacionais.
Visando estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil, o deputado Narcizo Parisotto (PSC) criou a Lei 16.161/2013, que institui o “Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantil no Estado de Santa Catarina”, celebrado em 23 de novembro. Segundo Parisotto, “Santa Catarina precisa debater o câncer infantil, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer. É preciso também difundir os avanços e apontar quais os entraves que ainda existem no tratamento. Com esse objetivo a lei de minha autoria foi instituída em 2013”, recorda Parisotto.

Números
De acordo com o levantamento do Hospital Infantil Joana de Gusmão, considerado referência no tratamento de câncer infantil, aproximadamente 500 crianças/adolescentes foram diagnosticadas com neoplasias malignas primárias em Santa Catarina, entre os anos de 2009 e 2013. A Grande Florianópolis, Oeste catarinense e o Vale do Itajaí são as mesorregiões que têm o maior percentual de casos de crianças/adolescentes diagnosticadas com neoplasias malignas primárias em Santa Catarina.
Veja os casos registrados por mesorregião:

MESORREGIÃO CASOS  PORCENTAGEM
Oeste catarinense 111 22,29%
Norte catarinense 29 5,82%
Serrana  37 7,43%
Grande Florianópolis 156 31,33%
Sul catarinense 54 10,84%
Vale do Itajaí 111 22,29%
TOTAL: 498 casos em Santa Catarina
* Fonte: Hospital Infantil Joana de Gusmão (2009 e 2013).

De acordo com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, a oncologia pediátrica vem melhorando em relação à assistência e retaguarda no tratamento oncológico pediátrico. Contudo, os medicamentos atualmente utilizados, apesar de essenciais, são antigos e por serem de baixo custo, muitos não estão sendo mais produzidos em larga escala, o que acarreta prejuízo no tratamento das crianças. Para reverter esta situação, são necessárias políticas públicas comprometidas com a qualidade e manutenção do tratamento adequado para as crianças. Novas drogas estão sendo estudadas e produzidas, algumas com perspectivas promissoras, porém de custo ainda inacessível para os padrões brasileiros.

Atividades
Para ressaltar a importância do dia 23 de novembro, a Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos), pioneira no tratamento voluntário de crianças com câncer, organizou a “Semana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil”.
No dia 18, atividades ocorreram na Praça Central de Biguaçu. No dia 19, ocorreu panfletagem na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Mercado Público, no centro de Florianópolis.
Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, ocorrerá novamente a panfletagem em frente ao Mercado Público. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará uma ação na área de sol do hospital, entre às 9h e 12h.

 


 

Voltar