Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 17/10/2018

12 partidos terão representantes na Alesc; MDB segue com a maior bancada

Imprimir Enviar

As eleições de 7 de outubro definiram que, no começo da próxima legislatura, em 1º de fevereiro de 2019, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina contará com a representação de 12 partidos políticos. É a maior quantidade de legendas da historia do Parlamento estadual e reflete a fragmentação partidária no Brasil.

O número de legendas que lançaram candidatos à Alesc já havia sido a maior da história: 33. Só duas das 35 siglas com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apresentaram candidatos a deputado estadual em Santa Catarina: o Novo e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Dos 33 partidos que concorreram à Alesc, 28 estavam divididos em oito coligações e cinco participaram da disputa de forma isolada. A coligação que mais conquistou cadeiras foi a Mais por Santa Catarina, composta por MDB e PSDB; foram 11 deputados eleitos. A coligação PSD-PP-PSC veio em seguida, com nove vagas.

Entre os partidos isolados, o melhor desempenho foi do PSL, com seis cadeiras conquistadas. O PT, que também disputou sozinho, veio em seguida, com quatro deputados eleitos.

Desempenho das coligações e partidos
Coligação(partidos) Deputados eleitos
Mais por Santa Catarina (MDB e PSDB) 11
Coligação PP-PSD-PSC 9
PSL 6
PSB-PRB-SD 4
PT 4
Santa Catarina Pode Mais (PR, PRTB, PTB, PTC, PPS, Avante e DC) 3
PDT-PODE-PHS-PCdoB 2
Coligação Aqui Tem Trabalho (DEM, PV, PRP, PROS e PPL) 1
Coligação Um Caminho Pra Gente (PSOL e PCB) 0
Coligação SC em Primeiro Lugas (Patriotas e PMN) 0
Rede 0
PSTU 0
PCO 0

Bancadas partidárias
Na próxima legislatura, o MDB terá a maior bancada, com nove cadeiras. O partido mantém a tradição de conquistar as maiores bancadas no Legislativo catarinense: desde 1982, só em três eleições (1982, 1994 e 2002) não elegeu o maior número de deputados.

O PSL, que nunca havia elegido um deputado estadual, vai contar com a segunda maior representação: seis deputados. O PSD terá a terceira bancada, com cinco. Além do PSL, o PRB e o PV conquistaram cadeiras na Alesc pela primeira vez na história.

Com relação à redução no tamanho das bancadas, se comparadas com a atual composição da Alesc, praticamente todos os partidos perderam espaço.

Comparativo das bancadas
Partido Atual Eleitos para 2019
MDB 10 9
PSD 9 5
PT 5 4
PP 4 3
PSDB 4 2
PSB 2 3
PR 1 3
PDT 1 2
PSC 1 1
PODE 2 0
PCdoB 1 0
PSL 0 6
PRB 0 1
PV 0 1

 

Voltar