Proposta amplia ações de apoio educacional para jovens empreendedores do campo
Um dos projetos em análise na Assembleia Legislativa propõe mudanças na lei que criou a política estadual de estímulo ao empreendedorismo do jovem agricultor e à sucessão familiar no campo. A ideia é ampliar as ações de apoio educacional oferecidas à juventude rural.
A proposta inclui as escolas públicas estaduais de ensino médio na lista de instituições que deverão promover atividades de educação e formação para esse público. A legislação em vigor já prevê essas medidas em escolas rurais, escolas técnicas e universidades.
O projeto também estabelece a oferta de seminários e aulas sobre empreendedorismo rural e agronegócio como atividades complementares nas escolas públicas estaduais de ensino médio. Além disso, acrescenta na lei a promoção de ações para a integração de todos os membros da comunidade escolar com temas relacionados a empreendedorismo rural, gestão e sucessão familiar.
Outra novidade referente à capacitação técnica é permitir palestras com profissionais das áreas da agricultura familiar, do agronegócio e do empreendedorismo rural. O objetivo é possibilitar o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que, na prática, capacitem o jovem do campo para aprimorar os negócios das propriedades familiares.
A proposta é de autoria do deputado Ivan Naatz (PL).
Entrevista com:
- deputado Tiago Zilli (MDB), relator do PL 268/2024 na Comissão de Constituição e Justiça.
Rádio AL