Plenário aprova iniciativas para estimular permanência de jovens no campo
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de quarta-feira (26) duas propostas relacionadas à juventude rural. As iniciativas foram sugeridas por estudantes do ensino médio que participaram do Programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola da Alesc.
Um dos projetos amplia a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem Agricultor ao incluir na legislação o incentivo à sucessão familiar no campo. O objetivo é integrar e articular políticas, programas e ações para promover a permanência dessa parcela da população no meio rural. A proposta apresentada por alunos da cidade de Guaraciaba foi protocolada pelo deputado Maurício Eskudlark (PL).
O outro projeto aprovado pelo Plenário altera a legislação que criou o Programa Jovem Agricultor no estado. O propósito é incluir a previsão de financiamento pelo Poder Executivo, com taxas e prazos diferenciados, para custear despesas com deslocamento e alimentação decorrentes da realização de capacitação técnica e inovadora direcionada ao empreendedorismo rural. A lei em vigor já prevê esse tipo de incentivo para aquisição de maquinários, insumos e implementos agrícolas. A matéria é de autoria do deputado Lucas Neves (Podemos), a partir de sugestão de estudantes do município de Erval Velho.
Entrevista com:
- deputado Lucas Neves (Podemos), autor do PL 329/2023.
Rádio AL
Últimas notícias
- 18h53min•Alesc conclui instalação das comissões permanentes
- 17h35min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (5)
- 17h09min•Parlamentares repercutem o Dia Nacional da Mamografia
- 17h06min•Projeto prevê mudanças na lei de combate a ofensas a religiões
- 16h27min•Deputado critica falhas na cobertura de telefonia móvel nas rodovias