Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2025 - 17h56min

Parlamentares demonstram preocupação com déficit de profissionais no sistema prisional

Imprimir Enviar

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (7), parlamentares usaram a tribuna para expressar preocupação com um eventual colapso do sistema prisional de Santa Catarina, em decorrência da possível dispensa de mais de 800 agentes prisionais temporários.

O deputado Mauro de Nadal (MDB) disse que uma decisão judicial determinou o encerramento dos contratos dos admitidos em caráter temporário (ACTs) com a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri) até o dia 31 de maio.

O motivo é a convocação de 790 policiais penais aprovados no último concurso público da categoria. Além deste grupo, até outubro, mais 675 profissionais efetivos devem ser nomeados.

De Nadal (MDB) alertou para um possível déficit na segurança do sistema prisional, caso a contrapartida para a admissão dos concursados seja o desligamento dos temporários. O parlamentar também falou sobre pedido de informação aprovado pelo Parlamento Estadual na semana passada, direcionado à Secretaria, com a intenção de questionar sobre o atual número de agentes penais presentes no estado e a possibilidade de que o efetivo não seja suficiente diante da demanda catarinense.

Entrevistas com:
- deputado Mauro de Nadal  (MDB), autor do Pedido de Informação;
- deputado Alex Brasil (PL). 

Giovanna Alencar
Repórter

Voltar