TVAL vence 6º Prêmio de Jornalismo da Acif com a série “Virando o Jogo”
A reportagem especial "Virando o Jogo", produção da TV da Assembleia Legislativa (TVAL) sobre a indústria catarinense de games, foi a grande vencedora da 6ª edição do Prêmio Acif de Jornalismo. Os prêmios foram entregues em evento realizado na noite de quarta-feira (8), na sede do Impact Hub. A intenção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis é destacar reportagens sobre iniciativas que inspiram a fazer da Capital uma cidade melhor.
Foram premiadas as melhores produções em TV, Rádio, Web e Impresso, além do prêmio especial que destacou o melhor trabalho entre todos os apreciados pela comissão organizadora. O editor da TVAL Jucinei Cardoso recebeu o prêmio na categoria Telejornalismo e ainda ganhou o Prêmio Especial do Júri. Também foram agraciados os jornalistas Upiara Boschi (Diário Catarinense), na categoria Impresso; Cristian Weiss, na categoria Webjornalismo (Diário Catarinense); e Felipe Reis (Rádio CBN Diário), na categoria Radiojornalismo.
Segundo o presidente da Acif, Sander DeMira, a premiação é uma forma de agradecer e enaltecer os veículos e os profissionais que fazem o jornalismo na cidade, que são capazes de transformar o enorme fluxo de informação dos dias de hoje em conhecimento e transformar a realidade.
“A imprensa livre e independente é feita com ética e responsabilidade e é bom ver que tem sido este o caminho seguido pela nossa imprensa, especialmente nestes tempos inovadores e desafiadores da comunicação”, destacou.
A premiação conta com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). “O prêmio fortalece e valoriza não só os veículos, mas os profissionais que participam dele. Já é uma referência na imprensa catarinense”, disse Ademir Arnon, presidente da ACI.
Os trabalhos foram avaliados por profissionais de comunicação e da área de administração de atuação relevante no estado, além de um representante da ACIF. Os oito jurados – Celso Vicenzi, Clarissa Antunes, Flávio Resende, Juliana Pamplona, Luana Huth, Luís Fernando Assunção, Marcos Bedin e Ricardo Medeiros - levaram em consideração critérios como atendimento ao tema proposto; contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis; relevância do tema, abordagem, profundidade e qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade).
Virando o jogo
A série de reportagem "Virando o Jogo" mostra um dos setores que estão em franca expansão no Estado: o de desenvolvimento de games. A produção de jogos se concentra no polo tecnológico de Florianópolis, hoje responsável por aproximadamente 5% do PIB de Santa Catarina, e também contempla outras regiões, como Blumenau. As quatro reportagens que integram a série revelam um setor que segue na contramão da crise econômica e, além disso, estimula a formação de novos profissionais, ampliando investimentos em cursos técnicos e superiores na área. Particiciparam da produção, gravação e edição da série, além de Jucinei, os cinegrafistas Zulmar Nunes e Luiz Assis, o editor de imagens Lucas Giron e a produtora Juliana Warmling. (Veja abaixo primeira das quatro reportagens da série.)
A lista dos vencedores da 6ª edição Prêmio ACIF de Jornalismo
- Telejornalismo: Jucinei Cardoso, da TV AL, com a reportagem Virando o Jogo
- Impresso: Upiara Boschi, do Diário Catarinense, com a reportagem Vocações das 7 capitais de SC
- Webjornalismo: Cristian Weiss, do Diário Catarinense, com a reportagem Novo Desenho
- Radiojornalismo: Felipe Reis, da CBN Diário, com a Série Ponte de Histórias
- Prêmio Especial do Júri: Jucinei Cardoso, da TV AL, com a reportagem Virando o Jogo