Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2013 - 18h25min

TVAL inicia projeto para transmitir sessões ordinárias com tradução em Libras

Imprimir Enviar
Reunião discutiu possível parceria com a FCEE na cessão dos tradutores de Libras. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A TVAL, a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pretende transmitir, já a partir do segundo semestre deste ano, as sessões ordinárias com tradução em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, utilizada pelas pessoas com deficiência auditiva. Na tarde desta terça-feira (16), uma reunião de deputados e diretores da Casa com a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski, discutiu a possibilidade de uma parceria entre a Assembleia e a entidade para a cessão de tradutores de Libras.

A tradução das sessões foi um pedido da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia à Presidência do Parlamento. Segundo Rose Bartucheski, a FCEE quer participar da iniciativa, mas depende da resolução de questões burocráticas para formalizar a parceria.

“Parabéns à Assembleia pela iniciativa. Isso é importante para a política da pessoa com deficiência em Santa Catarina, pois possibilitará que as pessoas com dificuldade na audição possam acompanhar as sessões e ficar atualizadas com relação às informações da política do estado”, afirmou Rose.

Para o presidente da comissão, deputado José Nei Ascari (PSD), a transmissão das sessões em Libras é uma conquista importante para a inclusão das pessoas com deficiência. “A Assembleia está garantindo acessibilidade. Quando tratamos de acessibilidade, não estamos falando apenas de calçadas com rampas, mas de permitir também que as pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso à informação”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que inicialmente apenas as sessões ordinárias serão traduzidas, mas, no futuro, o objetivo é ampliar esse serviço para as demais atividades, como as sessões especiais, solenes e as reuniões das comissões.

“É um serviço que a nossa TV precisa prestar. Estamos devendo isso para a comunidade de Santa Catarina. Vamos melhorar a partir do momento em que incluirmos os catarinenses que não têm a audição. Vamos aproximar cada vez mais a TVAL de todos os cidadãos”.

Também participaram da reunião o diretor de Comunicação Social da Assembleia, André Fretta May; a coordenadora da TVAL, Suelen Costa; o diretor-geral da Assembleia, Carlos Alberto de Lima Souza; e a secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Janice Aparecida Steidel Krasniak.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar