Turismo aprova projeto que trata do despejo de bitucas de cigarro
Dois Projetos de Lei (PLs) foram apreciados pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (21), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. Os membros do colegiado também aprovaram a realização de uma audiência pública sobre a instalação de uma penitenciária estadual em Imaruí, no Sul do estado.
O PL aprovado, de número 37/2013, do deputado Darci de Matos (PSD), trata da disponibilização de recipientes para despejo das bitucas de cigarro em lugares públicos abertos. O principal objetivo é reduzir a quantidade de bitucas que são jogadas no chão. Segundo o parlamentar, esses resíduos sujam as vias públicas, praças e outros locais abertos e causam impacto ambiental, pois levam até quatros anos para se decompor.
Já o PL 62/2012, do deputado Aldo Schneider (PMDB), que autoriza a reutilização das areias geradas do processo industrial de fundição, teve pedido de vistas do deputado Valmir Comin (PP). O objetivo da proposta, segundo o deputado, é dar uma destinação adequada aos resíduos das indústrias de fundição e, ao mesmo tempo, reaproveitar um recurso utilizado em larga escala pela construção civil, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Já a audiência pública sobre a penitenciária foi solicitada pelo Poder Executivo de Imaruí. O objetivo é discutir a concessão das licenças ambientais para o empreendimento. “Conforme foi sugerido pelo prefeito, nossa intenção é promover essa audiência no final de setembro”, explicou o presidente da comissão, deputado Neodi Saretta. Além dele, participaram da reunião os deputados Ciro Roza (PSD), Valmir Comin (PP) e Taxista Voltolini (PPS).
Agência AL