Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2013 - 13h44min

Turismo acata PL que declara Festa do Vinho Goethe patrimônio de SC

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Foto: Miriam Zomer/Agência AL

Os membros da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovaram em reunião realizada na manhã de hoje (09) o Projeto de Lei (PL) 226/2013, que declara integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina a Festa do Vinho Goethe dos municípios de Pedras Grandes e Urussanga. A matéria segue agora para votação em Plenário.

De acordo com o autor da proposição, deputado Manoel Mota (PMDB), o evento contribui para o desenvolvimento turístico da região e a preservação do patrimônio histórico e cultural. “A uva Goethe foi introduzida na região por volta de 1900 e tornou-se um ícone da economia e da cultura local. A festa foi criada com o intuito de combater a sazonalidade do turismo e oferecer um calendário de eventos diversificado. A primeira edição foi realizada em 8 de agosto de 1999. Hoje já é uma tradição e atrai cada vez mais público”, destacou o parlamentar na justificativa do projeto.

O presidente da comissão, deputado Neodi Saretta (PT), ressaltou a tradição na produção de vinhos nos municípios de Pedras Grandes e Urussanga. “A aprovação dessa matéria em Plenário será um marco para essas duas cidades e para o Sul do estado”, disse.

A festa
A última edição da Festa do Vinho Goethe foi realizada entre 12 e 14 de julho de 2013, na localidade de Azambuja, em Pedras Grandes. O evento é promovido por descendentes de italianos com o intuito de fortalecer heranças culturais de seus antepassados, expressas na gastronomia, na dança, na música e, principalmente, na uva e no vinho Goethe, próprios dessa região.

Entre os atrativos da festa estão a missa em latim, o almoço típico, o café colonial, o concurso regional de vinho Goethe, o campeonato de mora, danças folclóricas, apresentações culturais, shows regionais e nacionais e a comercialização de produtos típicos regionais, com ênfase no vinho Goethe.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar