Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2014 - 16h44min

Sustentar 2014 é lançado na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar

O 5° Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável – Sustentar, evento que acontecerá em Florianópolis, nos dias 22 e 23 de maio, foi lançado na tarde desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa. Proposto pelo deputado Dirceu Dresch (PT), o fórum é uma realização da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia, da Casa, presidida pelo deputado José Milton Scheffer (PP).

O Sustentar 2014 debaterá alternativas de geração de energia e consumo responsável, com ações voltadas à produção e consumo de alimentos,  geração individual de energia,  criação de  empregos "verdes" e à  destinação sustentável e correta dos resíduos. “O estado e o Brasil podem avançar muito mais nesta discussão e na sua interrelação com a agricultura, em especial neste ano, escolhido como o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, afirmou Dresch.

Presente no lançamento, o diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva - primeiro latinoamericano a ocupar este cargo na agência, ressaltou a importância da agricultura familiar como parte das cadeias produtivas atuais. “A produção de aves e suínos no Brasil está muito integrada com as grandes cadeias produtivas que atravessam o mundo. Essa rede vem da contribuição da agricultura familiar”.

De acordo com Graziano, a agricultura familiar tem um papel muito importante na produção, na preservação ambiental, porque é muito diversificada, e na retenção no homem no campo. “Temos orgulho dos agricultores familiares e esperamos que eles tenham orgulho do trabalham que desempenham”.

Cultura do desperdício
O diretor da FAO destaca a importância, neste momento, de olharmos para o futuro. Segundo ele, hoje temos alimento suficiente para suprir o mundo e o desafio de aumentar a produção, em 60%, até o ano de 2050. Um cálculo que não bate, levando-se em consideração o alto grau de desperdício. “Perdemos até 40% dos alimentos, por não sabermos comer, e 50% dos cereais por falta de armazenamento”, conforme José Graziano.

Ele informou, ainda, que monetariamente o prejuízo chega a um bilhão de dólares/ano, um número expressivo que resolveria muitos problemas relativos à fome no Brasil. “Se conseguirmos diminuir o desperdício, a produção que temos é suficiente para atender a demanda no país”, concluiu.

A participação no Sustentar é gratuita e aberta ao público, que pode se inscrever pelo site da Assembleia: www.alesc.sc.gov.br.

FAO
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar. Criada em 16 de outubro de 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas.

Atualmente a FAO tem 191 países membros, mais a Comunidade Europeia. A sede central é em Roma, Itália, e a rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais. A FAO também é fonte de conhecimento e informação pois ajuda os países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos e o desenvolvimento agrícola e rural sustentável.

Desde sua fundação, a FAO tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome. Trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável. Reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo para aumentar a produção e o acesso de todos aos alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar