Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/12/2012 - 17h00min

SJSC instala Comissão Nacional da Verdade, Memória e Justiça

Imprimir Enviar
Coletiva Comissão Nacional da Verdade, Memória e Justiça

Com o objetivo de reconhecer e exaltar a memória daqueles que lutaram contra a ditadura militar e contribuir no processo do estabelecimento da verdade e da justiça, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) instalará, na noite desta quarta (05), a Comissão da Verdade, Memória e Justiça no estado. O evento será realizado na Assembleia Legislativa, a partir das 19h, e faz parte de um movimento encabeçado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em todo país.
Em entrevista concedida na sala de imprensa do Parlamento, o coordenador do projeto de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, ressaltou a importância de movimentos organizados, como sindicatos e associações, e de toda sociedade nesta causa. “Precisamos contar com o apoio da sociedade no direito à memória, à verdade e à justiça. Temos que tirar do esquecimento as pessoas que lutaram contra a ditadura militar e conhecer a verdade histórica. E a partir destas verdades estabelecer a justiça”, afirmou Viana. Segundo ele, há um grande movimento em todo país de vários segmentos no resgate de informações históricas sobre este período de 1946 e 1988, que foi marcado no Brasil com uma sequência de casos de violação dos direitos humanos. “Vamos reunir todos os casos num único documento que deve ser apresentado à sociedade, em 2014, pela Comissão Nacional da Verdade”, completa Viana.
Dados da Comissão Nacional da Verdade apontam 70 mil processos na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Destes, pelo menos 60 mil já foram julgados. Porém, não há uma organização e classificação dos processos, o que dificulta uma análise mais profunda. Para Viana, dados como os do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vão contribuir neste processo de sistematização dos crimes.

Contribuição do SJSC
A Fenaj está incentivando a criação da comissão em todos os 31 sindicatos. Vários sindicatos de jornalistas já instituíram sua comissão, exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os resultados dos levantamentos nos estados serão encaminhados à Comissão Nacional Memória, Verdade e Justiça dos Jornalistas, lançada pela Fenaj no início de novembro.
“Queremos conhecer e exaltar a memória de muitos jornalistas que lutaram contra a ditadura, reconhecendo que através deles hoje podemos dizer o que pensamos, garantindo a democracia”, destaca o presidente do SJSC, Valmor Fritsche. Um dos casos mais famosos do estado foi o assassinato do jornalista Rui Osvaldo Aguiar Pftzenreuter.
A comissão catarinense será composta pelos jornalistas Celso Martins, Leonel Camasão, Paulo Lehmkuhl, Elaine Borges e pelo advogado Prudente José Silveira Mello, assessor jurídico do SJSC.

Audiência pública
A Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), e a deputada Angela Albino (PCdoB) promovem audiência pública na noite desta quarta-feira, a partir das 19h, quando será lançada a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas de Santa Catarina. A audiência ocorre no Plenarinho  Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Voltar