Situação dos produtores de maçã e de mel será pauta de debate no Parlamento
FOTO: Giovanni Kalabaide
A situação dos produtores de maçã e de mel será pauta de debate da Comissão de Agricultura e Política Rural, do Parlamento, que em reunião na manhã desta quarta-feira (24), aprovou por unanimidade, dois requerimentos, de autoria do presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP). A data para essa agenda de discussão ainda será definida.
Importância
Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina estima uma safra de 500 mil toneladas em 2023/2024, de acordo com a Epagri/Cepa.
Ainda, o mercado da maçã em Santa Catarina vive um período de alta nos preços, impulsionado pela combinação de estoques reduzidos da safra passada e a entrada tardia da nova produção. Em São Joaquim e região, são cerca de 2,6 mil agricultores familiares que atuam na produção de maçãs em 14 mil hectares de área plantada.
No Brasil são produzidas aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano, basicamente em cinco estados. Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera este ranking seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Mel
Santa Catarina está entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil e já recebeu seis premiações internacionais como melhor mel do mundo. Na safra 2021/2022, os catarinenses produziram 7,5 mil toneladas de mel.
Com mais de 16 mil criadores de abelhas, o estado produz cerca de 100 tipos do produto com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Santa Catarina possui ainda a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro.
Agência AL