Situação de produtores de leite em SC repercute na Comissão do Mercosul
A preocupação dos produtores de leite com prejuízos ao setor e ameaça de abandono da atividade repercutiu na Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (16).
O deputado Neodi Saretta (PT) participou de audiência pública sobre o tema, promovida no município de Seara na última sexta-feira (11), e pediu o envolvimento da Comissão na busca de soluções. Entre os problemas apontados pelos produtores estão a redução do valor pago pelo litro do leite, o encarecimento dos insumos e a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. “Sabemos que o Brasil é membro-fundador do Mercosul, que tem o objetivo de conformação do mercado comum. Qualquer implicação de tarifas terá um reflexo em toda esta discussão, por isso acho importante a participação deste colegiado”, pontuou Saretta.
O presidente da Comissão, deputado Fernando Krelling (MDB), sugeriu a realização de uma reunião conjunta entre as comissões do Mercosul e de Agricultura da Alesc.
Participação de convidados
A Comissão também aprovou requerimento apresentado pelo deputado Fernando Krelling convidando o presidente da Associação Empresarial de Comunicação Digital de Santa Catarina, para apresentar o evento Empresários da Exportação, e Chul Joo Shindd, Team Leader da LG Eletronics do Brasil, pra falar sobre a instalação da empresa no município de Garuva, no norte do estado. A data para a participação dos convidados ainda não foi definida.
Agência AL