Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2023 - 16h21min

Sessão tem defesa da ação da PM com moradores de rua de Itajaí

Imprimir Enviar
Deputado Jessé Lopes (PL) ocupou a tribuna da Alesc para defender a ação dos policiais militares
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Três parlamentares do Partido Liberal (PL) defenderam a ação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) de expulsar moradores de rua da cidade de Itajaí, durante pronunciamentos na sessão de quarta-feira (1º) da Assembleia Legislativa.

“A Polícia Militar de Itajaí fez aquilo que deseja a grande maioria das populações que sofrem em suas cidades com acúmulo de moradores de rua. Coisa linda o comboio, todos ‘enfileiradinhos’. A polícia tomou a atitude de levar para fora da cidade, mas para chegar a esse nível de ação é porque já estão saturados com o que está acontecendo. Quem sofre com isso sabe o que as pessoas de Itajaí estão passando”, justificou Jessé Lopes (PL).

O deputado, que preside a Comissão de Segurança Pública, exibiu durante sua fala áudios de policiais sobre a referida ação policial. Segundo os policiais, que não estavam identificados, “o pessoal não está mais aguentando isso daí”, “tá demais, está virado em uma bagunça”, “um tem 80 boletins, prende e solta”, “a Assistência Social (de Itajaí) não atende, aí fica tudo nas costas da polícia”.

Sargento Lima (PL) e Ivan Naatz (PL) apoiaram a ação.

“A PMSC trabalha muito e trabalha no erro das outras instituições”, disparou Lima, citando em seguida as igrejas, o Estado de Santa Catarina e os municípios.

“O governador expediu uma nota, vai avaliar com todo cuidado o procedimento da PMSC, mas Vossa Excelência tem razão, passei de manhã aqui próximo do prédio da Justiça Federal e tinha uns trinta dormindo. Não trabalham, não pagam impostos, não produzem, não servem para absolutamente nada e causam insegurança à sociedade”, argumentou o líder do governo, que foi taxativo: “aquilo ali foi uma ação que precisou ser feita”.

Espaços acolhedores noturnos para crianças
Vanessa da Rosa (PT) anunciou o protocolo do Projeto de Lei 425/2023, que dispõe sobre a implantação de espaços acolhedores noturnos para crianças em situação de vulnerabilidade.

“Tem uma quantidade gigantesca de crianças que a gente encontra nas ruas no período noturno, junto a bares, hotéis e restaurantes vendendo balas, chicletes, algumas vezes com suas mães, outras sozinhas, mas se percebe o direito violado dessas crianças, que deviam estar em casa”, apontou a representante da comunidade negra.

De acordo com Vanessa, essas mães estão na informalidade ou trabalham a noite em shoppings, supermercados, farmácias e indústrias e não têm com quem deixar os filhos.

“Qual a responsabilidade do estado e das instituições para com essas mulheres, que não têm uma rede de apoio e amparo, e com as crianças que têm o direito violado?”, questionou a deputada, acrescentando que das 11 milhões “mães solo” brasileiras, 6,9 mi são negras.

“Defendemos espaços acolhedores para crianças que não têm onde ficar a noite, não estou falando de creche, creche faz parte da educação básica no período diurno, estou falando de espaços para as crianças ficarem a noite”, insistiu.

Ônibus gratuito para o Enem
Vanessa também noticiou o protocolo de projeto de lei para determinar aos municípios que nos dias das provas do Enem o transporte urbano seja gratuito para os inscritos na prova.

Despedida da Alesc
O deputado Pedrão (PP) usou a tribuna para se despedir dos colegas. O representante de Florianópolis agradeceu a Deus pela oportunidade de estar no Parlamento, “um ambiente gratificante, de pessoas cultas e bem intencionadas”. Ele foi parabenizado por vários parlamentares.

Pedrão cobrou o pagamento, pela Casan, dos danos sofridos pelo rompimento de uma caixa d’água no bairro Monte Cristo, em Florianópolis; sugeriu que a prefeitura da capital rompa o contrato com a Casan; defendeu projeto de urbanização básica, com o reconhecimento de endereços nos morros e favelas, além do transporte marítimo e das reformas do Instituto Estadual de Educação (IEE) e dos colégios Aníbal Nunes Pires e Aderbal Ramos da Silva, ambos de Florianópolis.

Vias marginais na BR-101 em Joinville
Sargento Lima (PL) voltou a cobrar da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a previsão da implantação de marginais na BR-101 de Garuva até o Eixo Sul de Joinville no contrato de repactuação que será celebrado entre a Arteris e a ANTT.

“O fato é que Joinville não foi contemplada e não teremos uma segunda oportunidade depois da repactuação”, revelou Lima. No caso da repactuação sem a previsão das vias marginais, Lima adiantou que o caminho será o Judiciário: “uma ação pública”.

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar