Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2013 - 12h18min

Sessão solene marca cinquentenário de fundação do Sindilojas de Blumenau e região

Imprimir Enviar
Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de fundação do Sindilojas, Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região. Foto: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta terça-feira (19), no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região (Sindilojas). A entidade é composta por 2 mil associados, que representam 6,5 mil estabelecimentos localizados nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

O Sindilojas de Blumenau é um dos mais antigos sindicatos patronais do comércio de Santa Catarina. O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio concedeu a carta sindical à entidade em 5 de março de 1963. “É preciso ressaltar o que é notório no povo de Blumenau: o espírito empreendedor. São cinco décadas de muitas lutas e conquistas”, disse a deputada Ana Paula Lima (PT), que presidiu a sessão solene. A parlamentar também destacou a atuação do Sindilojas na revitalização da Rua XV de Novembro em parceria com o poder público municipal. “A ação figura entre as melhores obras de reurbanização do país. Muitos vieram copiar esse exemplo que deu certo”.

O presidente em exercício do Sindilojas Blumenau e Região, Emílio Schramm, pontuou que a revitalização da Rua XV de Novembro e a criação da Câmara de Conciliação Trabalhista foram as maiores conquistas da entidade. A Concilia foi implementada em 2000, com o apoio do sindicato laboral, tendo como objetivo a pacificação de conflitos provenientes da relação de trabalho. “Era algo novo para a época e tornou-se uma referência”, falou.

Schramm agradeceu a homenagem concedida pelo Parlamento catarinense, a partir da iniciativa dos deputados Ana Paula Lima, Gilmar Knaesel (PSDB), Ismael dos Santos (PSD) e Jean Kuhlmann (PSD). “A homenagem da Assembleia nos enche de orgulho. É uma honra para quem construiu essa história de lutas”.

Em seus discursos, os parlamentares salientaram que o sindicato é uma referência para o estado e para o país. “O Sindilojas mostra a visão dos nossos empreendedores, a coragem e a ousadia dos pioneiros, e, principalmente, a determinação em superar as inúmeras intempéries que Blumenau e a região vivenciaram com as grandes cheias”, disse Ismael. “É meio século de tradição e, acima de tudo, de muito trabalho e dedicação. O Sindilojas, que foi construído por meio da união dos seus associados, é uma entidade de referência nacional”, acrescentou Kuhlmann.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), ressaltou que o comércio é setor da economia que mais gera emprego e renda no Brasil. “Sem comércio forte não há indústria forte. É uma alavanca estratégica para o desenvolvimento como um todo".  Bernardes também comentou que a história do Sindilojas “é marcada por dois pilares: a harmonia das relações e o engajamento em causas de interesse público”.

Homenageados
Na ocasião, o Parlamento concedeu honrarias ao presidente em exercício do Sindilojas Blumenau e Região, Emílio Schramm; ao presidente da Federação de Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Bruno Breithaupt; à diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Elita Grosch Maba; ao gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc), Idelfonso dos Santos; e ao presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau, Luiz Vilson de Oliveira.
 
Prestigiaram o evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Lúcio César Botelho; o vereador Marcos da Rosa; o presidente da CDL de Blumenau, Paulo César Lopes; o presidente da ACIB, Carlos Tavares D'Amaral; além de prefeitos, vereadores, secretários municipais,  lideranças sindicais e empresariais.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar