Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2013 - 19h42min

Sessão solene em Tubarão marca o centenário de Willy Zumblick

Imprimir Enviar
Solenidade foi realizada na Unisul em Tubarão, na noite desta quinta-feira (26). FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

No dia em que completaria 100 anos de idade, o artista plástico catarinense Willy Zumblick foi homenageado na sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (26) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Auditório do Centro Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão, no Sul do estado. Secretários de estado, deputados, prefeitos, vereadores, familiares e amigos de Zumblick participaram da homenagem.

A sessão foi organizada pelo Parlamento estadual em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Tubarão, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Unisul. Durante a cerimônia, houve a entrega da primeira edição da Comenda Willy Zumblick, um título de honra ao mérito concedido a personalidades tubaronenses.

O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), foi o proponente da sessão. Ele afirmou estar honrado por conduzir a sessão solene em homenagem a Zumblick e agradeceu aos servidores do Parlamento e aos demais parceiros que possibilitaram a realização da solenidade. “É algo muito marcante, importante, estou muito feliz por esse momento. Tive a oportunidade de conviver com o Willy Zumblick, aprendi muito com ele, aprendi a respeitar essa história dele”, afirmou. Ponticelli lembrou que as comemorações aos 100 anos do artista terão sequência até 2014, com o desfile da Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, que contará a história de Zumblick no carnaval do ano que vem.

Em nome da família, o professor Raimundo Zumblick, filho do artista plástico, agradeceu a todos. Ele ressaltou a importância do pai para a arte e a cultura de Santa Catarina. “Suas obras sempre impressionam a todos. Foi o único que teve a proposta de pintar a história de seu estado. Sua arte, o povo entende. Sua alma continua aqui nas cores e traçados de sua arte”. Ao final do discurso, ele se emocionou ao desejar parabéns ao pai, já falecido, pelos 100 anos. “O que posso dizer esta noite a não ser que te amo”.

Ao chamar Willy Zumblick de embaixador de Tubarão, o prefeito da cidade, João Olávio Falchetti (PT), classificou a sessão solene como histórica e destacou a união entre várias instituições para que o centenário do artista plástico não passasse em branco. Falchetti também homenageou a esposa de Zumblick, Célia, já falecida. “Se existiu um grande artista foi graças ao amor dessa mulher, que teve a sensibilidade e o carinho que deram o impulso e o incentivo para ele pintasse”.

O reitor da Unisul, professor Sebastião Salesio Herdt, destacou o estilo autodidata de Zumblick, que deve servir de estímulo para as novas gerações. Em reconhecimento à sua obra, o artista plástico recebeu da universidade o título de Doutor Honoris Causa, em 2000. “É exatamente esse componente autodidata que nossa universidade procura disseminar entre nossos alunos. Sua força empreendedora, sua ousadia e persistência devem servir de exemplo. Obrigado doutor Willy Zumblick”, disse o reitor.

Durante a solenidade, foi descerrada a  placa comemorativa ao centenário de Willy Zumblick, que será afixada as imediações do museu que leva o nome do artista, localizado no centro de Tubarão. O público pode acompanhar dois vídeos sobre a vida e a obra do homenageado, produzidos pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Unisul e pela TVAL.

Ainda na cerimônia, foi apresentada a exposição itinerante Zumblick Iluminado, organizada pelos responsáveis pelo site Zumblick para Sempre. São obras do artista plástica que foram impressas em alta resolução e expostas numa peça de acrílico com retroiluminação em LED. 

Comenda
Além das homenagens à Zumblick, a Câmara e a Prefeitura de Tubarão realizaram a entrega da primeira edição da comenda que leva o nome do artista plástico. A honraria foi criada por meio de uma lei municipal de 2008.

Três personalidades de Tubarão foram agraciadas: o médico José Warmuth Teixeira, o primeiro anestesiologista da cidade; o médico e ex-prefeito Irmoto Feuerschuette, que administrou a cidade por duas vezes, uma delas durante a enchente que arrasou Tubarão, em 1974; e o empresário Genésio Antônio Mendes, proprietário do Farol Shopping.

Também participaram da sessão solene os deputados estaduais Valmir Comin (PP), José Nei Ascari (PSD), Manoel Mota (PMDB) e Altair Guidi (PPS); os deputados federais Edinho Bez (PMDB) e Jorge Boeira (sem partido); o presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Santa Catarina, Augusto Zeferino; o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Estêner da Silva Júnior; o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff; além de autoridades municipais de Tubarão, Laguna, Jaguaruna e Capivari de Baixo.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar