Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2012 - 16h19min

Sessão especial vai reverenciar centenário da Guerra do Contestado

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar (PMDB)

O centenário do início da Guerra do Contestado, conflito que a partir de 1912 perdurou por 46 meses e com sua pacificação resultou nos contornos geográficos atuais de Santa Catarina, será tema da sessão especial programada para a próxima terça-feira (16), às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis. A homenagem estendida a representantes de todos os municípios que sediaram episódios daquele grande embate, envolto em questões políticas, econômicas e sociais partiu do deputado Antonio Aguiar (PMDB) e se estenderá a Academia Catarinense de Letras, representando autores que se dedicaram ao tema, ao Museu Antropológico da Região do Contestado, que tem sede em Caçador, aos senadores catarinenses e ao governador Raimundo Colombo, principais autoridades políticas do Estado.

O conflito conflagrou uma área de aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados e mesclou a disputa por divisas entre Santa Catarina e Paraná com sérias questões sociais envolvendo a expulsão da população e de trabalhadores de áreas laterais da primeira ferrovia que ligou o Sul ao Leste do Brasil, a Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande. Adicionou, também, o fanatismo religioso, a partir da formação de grupos que buscavam a união pela sobrevivência e tinham a crença na salvação pela fé em monges que fizeram história na região.

O Contestado foi um episódio sangrento que resultou na destruição da maioria das vilas e pequenas cidades espalhadas desde a área da Serra e o Planalto, chegando ao Meio-Oeste, até a região de Irani. Morreram entre 5 mil e 8 mil civis, além de um contingente estimado entre 800 e mil militares, de destacamentos federais e dos dois estados envolvidos no conflito. “Foi uma guerra épica, que só não teve maior repercussão já nas primeiras décadas após o ocorrido porque não contamos em Santa Catarina com um Euclides da Cunha, que imortalizou o episódio de Canudos, destacando, como aconteceu aqui, a coragem e determinação do homem simples da região, o jagunço, em defender sua terra e sua família”, comenta o deputado Aguiar.

Durante a sessão especial está programada uma apresentação cênica resumida do espetáculo Heróis do Contestado do grupo Malhadança, de Piratuba. Serão entregues, para cada homenageado, um exemplar da Bandeira do Contestado, símbolo regional reconhecido pela lei estadual nº 12060, de 2001, de autoria do deputado Aguiar. (Evory Pedro Schmitt)

Voltar