Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2022 - 07h00min

Sessão especial homenageia ex-deputados estaduais de Tubarão

Imprimir Enviar
A solenidade aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Sete ex-deputados estaduais que representaram o município de Tubarão foram homenageados em uma sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (28). O evento, realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reconheceu a contribuição para o estado de Santa Catarina de Edinho Bez (MDB), Joares Ponticelli (PP), Miguel Ximenes (MDB) e, de modo póstumo, de Genésio Goulart (MDB), Milton Carlos de Oliveira (Arena), Nilton Jacinto (MDB) e Stélio Boabaid (MDB).

Proposta pelo deputado Pepê Colaço (PP), a sessão foi marcada pelo múltiplo aspecto partidário dos homenageados, que representaram, além de Tubarão, toda a Associação dos Municípios da Região e Laguna (Amurel). “Sinto alegria de estar aqui ao lado do ex-deputado Miguel Ximenes, também ex-prefeito da cidade, e do ex-deputado Edinho Bez. Somos os que estamos nesse plano ainda, pois os demais já nos deixaram. Três recentemente: o deputado Milton Jacinto, o deputado Stélio Boabaid e o deputado Genésio Goulart, que também foram prefeitos”, citou Ponticelli, que presidiu a Assembleia Legislativa durante o ano de 2013.

Ele destacou que Tubarão teve, tradicionalmente, “uma presença muito forte” na Casa. “Nós chegamos a ter em uma só legislatura quatro, cinco representantes. E, desde que deixei essa Casa, a nossa cidade não elegeu mais nenhum. Acho que é o momento oportuno para a gente refletir sobre isso. Uma cidade como a nossa, uma região como nossa, precisa ampliar a sua presença. Somos quase 300 mil eleitores na Amurel e precisamos resgatar essa representação tanto aqui quanto na Câmara dos Deputados, pois desde que o deputado Edinho deixou a Câmara, onde permaneceu por quase 20 anos, estamos sem nossa cadeira de representação”, lamentou.

Bez destacou a relevância de ser lembrado entre os deputados que fazem parte da história de Tubarão. “Eu me sinto honrado de receber esse título, o primeiro dessa natureza. Eu que fui deputado estadual, e aqui foi minha escola na carreira política. Exerci um mandato aqui e seis de deputado federal. A palavra mágica é gratidão”, afirmou. Na opinião dele, todos os parlamentares que atuaram na Alesc, prestaram serviço “do seu jeito, da sua maneira”. Para ele, é importante agradecer ao proponente da sessão especial. “Mas é necessário agradecer aos eleitores que apostaram em nós, lá atrás”, afirmou.

Para Ximenes, a cidade que garantiu a ele e os colegas a atuação no Parlamento, centraliza uma região “muito importante” de Santa Catarina. “E nós sempre tivemos representantes aqui na Assembleia Legislativa. Isso é da maior importância, de vez que nossos reclamos são trazidos por esses representantes. E o mais importante que acho nessa homenagem requerida pelo deputado Pepê Colaço é resgatar a história e a memória da nossa história política da região. Porque região ou cidade sem memória não tem alma”, comentou.

Voltar