Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/12/2013 - 10h26min

Sessão especial celebra os 67 anos do Conselho Regional de Contabilidade

Imprimir Enviar
Sessão especial em homenagem ao CRC/SC. Foto: Solon Soares / Agência AL

A Assembleia Legislativa homenageou o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) pelos 67 anos de fundação em sessão especial realizada na noite desta segunda-feira (9), no Plenário Osni Régis. A categoria comemora em 2013 o Ano da Contabilidade no Brasil. O país conta com cerca de 500 mil profissionais, sendo 20 mil deles registrados em Santa Catarina.

O proponente da solenidade, deputado Renato Hinnig (PMDB), destacou a importância do profissional como parceiro do Estado e dos empresários para a execução da gestão pública e de negócios. “A classe contábil realiza um grande trabalho de interesse do nosso Estado. Os contadores são de fato o elo de ligação entre os empresários e o governo. São os operadores de toda essa parafernália de registros contábeis, legislação tributária, que exige cada vez mais conhecimento, qualificação, aparelhamento. Neste aspecto, os contabilistas de Santa Catarina estão de parabéns”, disse o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), ressaltou o papel da contabilidade no desenvolvimento socioeconômico do país e reconheceu a colaboração dos profissionais na difusão da responsabilidade socioambiental. “A profissão contribui muito para que Santa Catarina seja um estado de destaque, referência em vários setores. Parabenizo todos pela construção desses 67 anos de história”.

A importância do segmento também foi salientada pelo deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC). “Não existe crescimento sem os contadores. Eles cuidam da vida das pessoas, dos empresários. Muitas profissões não sobrevivem sem o trabalho deles. Se hoje Santa Catarina é um estado respeitado, um dos melhores do país, isso também se deve à atuação desses profissionais”.

O CRCSC foi criado em 1946, por determinação do Conselho Federal de Contabilidade. Tem a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Adilson Cordeiro, a profissão é a segunda mais demandada no mercado de trabalho dos Estados Unidos e a quarta do mundo. No Brasil, o curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados.

Cordeiro afirmou que o ato solene contribui para aumentar a visibilidade da categoria e mostrar a sua relevância para o desenvolvimento do Brasil. “Toda a riqueza passa por nossas mãos diariamente. E isso reflete diretamente nos cofres públicos. Isso significa que na nossa profissão devemos atuar com responsabilidade, seriedade e ética para que toda a sociedade possa crescer”, disse. O presidente do CRCSC apontou que os principais desafios do país são a reforma tributária e o combate à corrupção.

Homenagens

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina entregou placas e medalhas em homenagem a entidades e profissionais pela contribuição e apoio.  

- deputado Renato Hinnig

- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon) de Santa Catarina, representado pelo presidente Eugênio Vicenzi- Sescon da Grande Florianópolis, representado pelo presidente Fernando Baldissera

- Sescon de Blumenau, representado por Fernando Baldissera

- Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), representada pelo presidente Rodolfo Grosskopf

- presidente do Conselho Federal de Contabilidade, contador Juarez Domingues Carneiro, representado por seu filho Gustavo Carneiro

- contador Sergio Faraco

- contadora Marisa Schvabe de Morais

- contador José Nilton Junckes

- conselheiros do último mandato, que se encerra em 31 de dezembro de 2013 (contador Bruno João Tem-Pass, contador Marcelo da Silva, contador Osmar Gumz, técnica em Contabilidade Tânia da Silva Homem, contadora Débora Simoni Ramlow, contador Edson Luis Francês | referência aos contadores Agostinho José Damázio, José Sidney Ribeiro Esmério, Luiz Alberton e Renato Feijó e aos técnicos em contabilidade Edson Luiz Tholl, José Ademir Deschamps, José Henrique Domingues Carneiro)

- delegados da entidade (Laenio Mota Oliveira – Araranguá, Cláudio Márcio de Souza - Balneário Camboriú, Anderson Habitzreuter – Brusque, Antônio José Schmitz – Caçador, Reni Antônio Druzian – Chapecó, Ari Adamy – Concórdia, Leda Hohl – Ibirama, Almir Malkowski – Indaial, Dirceu Paulo do Nascimento – Itajaí, Clemente Schnorrenberger – Itapiranga, Clezio Silveira Goulart – Ituporanga,  Ivan Pilon Torres - Jaraguá do Sul, Marcos Luiz Comini – Joaçaba,  Hipócrates Fernandes – Joinville,  Genesio Zanoni – Lages, Ivo Perin – Laguna, Evelayne Carvalho Bendlin – Mafra,  Celso Camilo Broetto – Maravilha, Woldemar Alexandre da Cruz – Orleans,  Adriano da Silva Mattos – Palhoça, Harlinton Arend – Palmitos, Itacir João Delazari - Porto União, Vilson Schulle - Rio do Sul, Rudolf Jaensch - São Bento do Sul, Alceri Chiodeli - São Joaquim, Tadeu Pedro Vieira - São José, Ari Sutille Martini - São Lourenço do Oeste, Rudinei Almeida dos Santos - São Miguel do Oeste, Ronei Furtado – Tijucas, Marcos Mangeronio de Freitas - Tubarão , Sedirlei Roseli Grunitzki Dagort – Xanxerê)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar