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15/05/2017 - 16h46min

Seminário Sobre Currículo Funcional Natural reúne 600 profissionais em Xaxim

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Atendimento a pessoa com deficiência intelectual e múltipla foi tema do Seminário Sobre Currículo Funcional Natural que reuniu aproximadamente 600 profissionais da área da educação, saúde e assistência social no município de Xaxim, nesta segunda-feira (15), com o objetivo de discutir o Currículo Funcional Natural a partir do estabelecimento dos três eixos centrais da metodologia que auxiliam no desenvolvimento e inclusão social.
Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado José Nei Ascari (PSD), o seminário tem apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira , Conselho Regional das APAEs do Oeste e Conselho Regional das APAEs de Chapecó.
Durante a abertura do evento, a APAE de Xaxim foi homenageada pelos 31 anos de atuação junto ao segmento da pessoa com deficiência e os alunos realizaram, com graciosidade e desenvoltura, a dança “Ritmo e Movimento.”
O  presidente da APAE de Xaxim, Valdemar Carpenedo,  ressaltou a importância de parcerias como a promovida pela Alesc para o desenvolvimento de políticas públicas que melhorem o atendimento a pessoas com deficiência. Disse ainda que as Apaes e todos os profissionais estão abertos a mudanças significativas que venham a valorizar as aptidões deste público. 
Integrante da comissão, a deputada Luciane Carminatti (PT) enalteceu o investimento na capacitação dos profissionais de educação especial, ação que está garantida na lei recentemente promulgada pelo Parlamento que garante a permanência do segundo professor em sala de aula para o aluno com deficiência. "Valorizar os profissionais da educação e principalmente os que atuam na educação especial é dever de todo gestor público."
Representando o deputado José Nei Ascari, a assessora da comissão, Janice Krasiak, elencou as ações desenvolvidas pelo colegiado e sua atuação de forma descentralizada, frisando que  os encontros focam na pessoa e não na deficiência. "Eventos como esse abordam políticas públicas e  levam o conhecimento para os diversos níveis da nossa sociedade.”
Segundo a psicóloga, psicopedagoga e doutora em Educação Especial, Maryse Suplino, o Currículo Funcional Natural deve ser um conjunto de objetivos relacionados aos procedimentos utilizados para ensinar, considerando a dinâmica própria que cada um tem para aprender. Ele deve ser funcional no sentido de que os objetivos que serão ensinados tenham função para a vida, que possam ser utilizados a curto, médio ou longo prazos. O aluno poderá utilizar de fato o que aprendeu em sua própria vida ou para contribuir em sua família e comunidade.
O papel do professor é estabelecer as metas funcionais, buscar as situações naturais para ensinar e buscar parceria com as famílias. De acordo com Suplino, o professor é a figura determinante para o avanço dos alunos. Quando ele estabelece metas, se compromete com elas, no sentido de que seu aluno logre o que foi estabelecido e acredita no aluno, não há como o aluno não avançar. "Quando se fala em Currículo Funcional Natural, faz-se necessário pensar em plano individualizado de ensino. Nada mais lógico, o que é funcional para uma pessoa, não é necessariamente para outra. Outra questão a ser abordada é o ensino e a avaliação como eixos centrais para o êxito na aplicação do currículo funcional natural, envolvendo exemplos práticos."
O evento abordará temas como os conceitos que fundamentam a aplicação de Currículo Funcional e Natural, o ensino e a avaliação como eixos centrais na aplicação do Currículo Funcional Natural e a importância de um trabalho sistematizado com as famílias das crianças com deficiência intelectual e múltipla na aplicação do Currículo Funcional Natural.
Para Maryse Suplino, o  Currículo Funcional Natural é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos educandos. Trata-se, portanto, de um ensino que oferece oportunidades naturais para os alunos aprenderem o que é importante para torná-los mais independentes, produtivos, felizes e competentes em diversos contextos da vida em comunidade, como o vocacional, acadêmico, recreativo, esportivo, familiar e de autocuidados. Chama-se funcional porque não avalia apenas o educando, mas procura entender o que pode ser útil e funcional para melhorar o desempenho global, o acesso ao conhecimento, garantindo assim a melhoria e qualidade de vida do educando e seus familiares.
Para a conselheira regional das APAEs do Vale de Chapecó, Iliani Kolling, "ainda temos muito para avançar e o currículo funcional natural é uma proposta metodológica que tem sido estudada pelos profissionais das Apaes de Santa Catarina com o objetivo de promovermos a verdadeira inclusão. A inclusão para a vida."
Participaram da mesa de autoridades a deputada Luciane Carminatti, Valdemar Carpenedo, Adriano Bortolanza, vice-prefeito de Xaxim, Agenor Júnior Maier, presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Iliani Kolling, no ato representando a Federação das APAEs, Léo Gean Silva Rdrigues, representando a coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, e o casal de Auto Defensores da APAE de Xaxim, Peterson Rodrigues e Eduarda Alberti.

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