Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2015 - 16h13min

Seminário sobre autismo reúne grande público em Blumenau

Imprimir Enviar
Deputado José Nei Ascari na abertura do encontro FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Em mais uma edição dos Seminários Descentralizados sobre Autismo, a cidade de Blumenau recebeu nesta sexta-feira (8) um público estimado em 270 pessoas, entre profissionais da educação, saúde, assistência social, acadêmicos, familiares e pesquisadores da área para discutir políticas públicas para as pessoas com transtorno do espectro autista. A discussão conta com o apoio da Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Associação Catarinense de Autismo (Asca) e AMA Blumenau e Microrregião.

Na abertura do evento, o deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da comissão, destacou a importância do evento para debater situações reais e reforçou o compromisso com o segmento do autismo. A deputada Ana Paula Lima (PT) ressaltou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na divulgação de políticas públicas para a pessoa com deficiência e reafirmou compromisso e  apoio às famílias e entidades que lutam pela socialização e inclusão das pessoas autistas na sociedade.

Palestras
No período matutino, a médica Sueli Cabral Rathsam proferiu a palestra "Transtorno do Espectro Autista: Quando o medicamento é realmente necessário", e foi questionada quanto ao uso e os efeitos da medicação para autistas, principalmente os que estão frequentando o ensino regular. Segundo a presidente da AMA Blumenau e Microrregião, Juliane Santa Maria, um dos principais objetivo da entidade é a inclusão escolar e o apoio às famílias envolvidas.

No período vespertino, Anita Brito, juntamente com seu filho Nicolas Sales Brito, que é autista, falou sobre a inclusão do autista na vida social na palestra "Mundo da minha imaginação e o mundo das pessoas neurotípicas (que não são autistas)". Durante a sua explanação ele fez um relato sobre as suas superações e limitações, demonstrando ao público presente como é importante a inclusão da pessoa com autismo na sociedade. "Se eu nascesse de novo gostaria de ser autista, pois ser autista não é defeito, é qualidade, pois ele é amado por todos”, declarou Nicolas.

Voltar